Pedagogos e pedagogas: trabalho e luta é o que nos define

Neste 20 de maio, celebramos a importância do trabalho do(a) pedagogo(a) e a dedicação de todos os e as profissionais que fazem diferença na trajetória de estudantes e na construção de uma escola pública de qualidade. “O(a) pedagogo(a) é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento integral de cada estudante, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e participativo na sociedade”, diz o diretor do Sinpro Luciano Matos.

Esse(a) profissional também é fundamental na relação entre a escola e a comunidade na qual ela se insere, com participação definitiva para evitar situações de bullying, gravidez na adolescência e diversas formas de violência, subtraindo obstáculos que prejudicam o processo de ensino-aprendizagem.

Da mesma forma que celebramos o trabalho dos(as) pedagogos(as),  devemos lembrar que há muita luta pela frente. Por isso, uma das lutas mais importantes do segmento atualmente é pela realização de concurso público – o que não acontece desde 2014 – e por uma modulação que garanta melhores condições de trabalho. A demanda é por uma modulação justa: um orientador para 300 estudantes, para poupar os(as) profissionais do adoecimento, e para garantir a qualidade do trabalho. A ausência ou um baixo número de profissionais qualificados(as) e concursados nas escolas “Não ter profissionais nas escolas com a qualificação garantida por concurso público é negar acolhimento a estudantes, professoras e professores, pais, mães e responsáveis, impondo às escolas conflitos de convivência que refletem diretamente no desempenho de estudantes e no desestímulo de professores e professoras”, diz a diretora do Sinpro Meg Guimarães”.