Peça teatral Umbigo do Infinito faz circuito por bibliotecas públicas do DF

Uma moça procura ajuda: qualquer truque para enfrentar uma doença misteriosa. Sente sintomas nunca antes sentidos, a sensação de estar acompanhada, mesmo estando sozinha. Em sua busca por algum alívio das dores, alguma trégua nas tonturas, alguma esperança de cura, ela se depara com estranhas criaturas… Todas de olhos muito compridos para essa sensação que incha seu umbigo.

Essa é a trama de “Umbigo do Infinito”, espetáculo que vai circular por bibliotecas de Santa Maria e Núcleo Bandeirante, sempre aos sábados e domingos, sempre às 19h.

O espetáculo será apresentado nas áreas externas das bibliotecas públicas e possui classificação indicativa livre, para que o público espontâneo possa ver o teatro movimentando a cidade. Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

O projeto foi elaborado com o pensamento de poder contemplar uma rede de artistas e afetos que supostamente estariam dispostas e que contariam histórias semelhantes a das que dentro do nosso caminho já estão sendo traçadas. Histórias de pessoas periféricas, pessoas racializadas, pessoas transgêneros. Nascido dessa vontade dos artistas Similião Aurélio e Ana Matuza de produzir arte e cultura em seus territórios de maneira descentralizada e afetiva, a ação chega à fase de apresentação de um produto artístico gratuito ao público do DF.

“Não é difícil encontrar por aí histórias de artistas brasilienses moradores das periferias do Distrito Federal que fizeram e fazem percursos semelhantes. O trajeto periferia-centro em sua maioria é exaustivo dentro da perspectiva de encontros onde parceires de trabalho e de criação não possuem a jornada de trabalho que outros possuem. Entretanto, sempre há contradições em todos os caminhos. Somos feitas de contradições e contrariedades”, comenta a diretora geral e atriz Ana Matuza.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

CIDADE: Santa Maria

LOCAL: Biblioteca Monteiro Lobato – EQ 215/315, Lote A (ao lado do CAIC)

DATAS: 27 e 28 de Maio

HORÁRIOS: 19 HORAS

 

CIDADE: Núcleo Bandeirante

LOCAL: Biblioteca Vó Philomena – SOPI AE 3 – Núcleo Bandeirante

DATAS: 03 e 04 de Junho

HORÁRIOS: 19 HORAS