Peça teatral possibilita viagem à época de ouro do futebol brasileiro

Futebol é paixão nacional, assunto de bate-papo entre amigos e, até mesmo, entre rivais. Para quem acredita que não se discute futebol, o livro A liberdade joga bola com o povo, de Rodrigo Araújo Magalhães, prova o contrário. A obra apresenta o texto de uma peça teatral que trata de futebol e política entre as copas de 1938 e 1958.

O texto evoca fatos políticos que marcaram o Brasil e o mundo, nesse intervalo de tempo, assim como os dilemas que permearam o universo do futebol. Fatos como a distinção dos clubes de futebol, questão racial, integralismo e o movimento socialista permeiam a obra. “Muita gente acha que futebol é alienador, mas há quem pense que ele é agregador. Ele agrega para decisões coletivas muito importantes. Em 2022, ano de Copa e eleições, torcedores e jogadores devem ter compromisso com a democracia”, afirma o autor.

 

Inspiração

A peça sofreu influência do livro O negro no Futebol Brasileiro (1940), que marca a sociologia do futebol, e das peças Chapetuba Futebol Clube do Vianinha e Campeões do Mundo, de Dias Gomes. Contudo, o autor destaque que os vários diálogos com Marconi Scarini, professor de filosofia do CETN, maior conhecedor do tema em Brasília, foram a base para a construção da peça.

Rodrigo Magalhães é sociólogo formado pela UnB e professor da SEEDF, atuando na regional de Brazlândia. Você, professor(a) e orientador(a) educacional, pode adquirir o texto da peça A liberdade joga bola com o povo acessando o link https://bit.ly/3e0ooRD. Aplicando o cupom SINPRO, você terá direito a 50% de desconto.