Coordenação pedagógica desta terça-feira (16) será na CLDF

O Sinpro convoca toda a categoria para desenvolver as atividades de coordenação pedagógica na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Nesta terça-feira (16) o planejamento da educação para a próxima década estará em votação. Todos os debates acumulados ao longo dos anos estão presentes no Plano Distrital de Educação (PDE). O documento vai a plenário com chances de apontar uma nova educação.

O Plano Distrital de Educação (PDE) deverá ter a sua tramitação concluída nesta terça-feira (16) na Câmara Legislativa do DF. O texto será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, pela manhã, indo a Plenário às 15h. O PDE já foi aprovado nas Comissões de Educação, Saúde e Cultura (CESC) e de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF).

Por isso mesmo, a diretoria colegiada do Sinpro convoca a categoria a comparecer em massa à votação para garantir que o PDE não sofra alterações e distorções que contrariem o documento aprovado na Conferência Distrital de Educação, ocorrida em maio do ano passado.

O diretor do Sinpro Júlio Barros destaca que o PDE contempla uma política de valorização dos profissionais em Educação, que passa pela Meta 17, segundo a qual está prevista equiparação do salário da categoria à média salarial das carreiras de nível superior, em um período de até quatro anos. “Além da formação, na perspectiva de universalizar todos em especialista em educação, 1/3 de docentes com mestrado e 3% de doutores”, disse Júlio.

Entre outros pontos, o PDE amplia significativamente as creches públicas e universaliza a educação básica de quatro a 17 anos, até 2016.