Parlamentares distritais apoiam a luta da categoria

Os deputados distritais Professor Reginaldo Veras (PDT), Chico Vigilante (PT) e Joe Valle (PDT) – presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) – confirmaram apoio ao movimento da categoria docente e se comprometeram a intermediar uma solução para a greve junto ao GDF. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (22), na CLDF, em reunião com a comissão de negociação do Sinpro-DF.

As falas dos representantes dos professores convergiram para o fato de que a greve entra no seu oitavo dia sem nenhuma perspectiva de negociação. “O GDF desrespeita a categoria ao não chamar o diálogo para sair do impasse; ao contrário, nos ameaça com o corte de ponto. Essa queda de braço é uma tática equivocada, pois tensiona ainda mais”, disse o diretor de Políticas Sociais do Sinpro, Gabriel Magno. Na mesma linha, o diretor de Assuntos Jurídicos, Dimas Rocha, enfatizou que é preciso buscar a mediação, pois “ameaçam geram mais adesão à greve, uma reação histórica da categoria a ataques desse tipo”. O diretor criticou a postura de Rollemberg de não cumprir leis, não apontar caminhos ou soluções, e muito menos dialogar com os docentes.
A diretora de Política Educacional, Berenice D’arc, lembrou que o Sinpro e a categoria fizeram uma contagem regressiva desde o ano passado até o início da greve. “E não houve movimento algum do GDF para reverter a situação. O governo insiste na ladainha da falta de recursos, o que é bastante questionável. Não é possível que uma greve de professores, que impacta toda a sociedade, não sensibilize o governador”, disse.
Diretor de Imprensa do Sindicato, Cléber Soares destacou que o centro das reivindicações do magistério público é que o GDF cumpra as leis que foram aprovadas na CLDF. “Por isso é importante que a Câmara Legislativa se envolva nessa discussão e ajude neste processo; que o governo nos chame e que haja negociação efetivamente, com apresentação de proposta”.
Para a diretora de Finanças, Rosilene Corrêa, “recusar o diálogo é a pior alternativa e o GDF não consegue fazer esta leitura”.
Ainda participaram do encontro o diretor de Assuntos de Saúde do Trabalhador, Manoel Alves Filho, e membros da base eleitos para a comissão de negociação do Sinpro. Eles destacaram que caminhamos para a segunda metade do mandato de Rollemberg e que “não vemos nada ser materializado no cumprimento das leis que dizem respeito ao magistério”.
Em resposta, o deputado Professor Reginaldo Veras informou ter conseguido uma reunião entre governo e professores “ainda hoje ou amanhã”.
Joe Valle ressaltou que a solução está sempre no diálogo e que vai buscar esta abertura junto ao governador Rollemberg. “Caso esta reunião não aconteça até amanhã, iremos pessoalmente ao Buriti provocar este encontro, e que ele seja com efetividade”, frisou. “Vamos sim insistir no processo de negociação; o caminho são as negociações e a greve dos professores traz uma profundidade maior, pois não é meramente por questões econômicas”, destacou o deputado Chico Vigilante.
Foto: José Paulo de Oliveira/ECOM
[nggallery id=644]