Panfletaço no DF marca corrida pelos direitos e pela democracia

A população de nove cidades do Distrito Federal foi, mais uma vez, informada e orientada sobre o golpe político em curso no país, que reflete prejudicial e principalmente na vida do trabalhador e da trabalhadora do Brasil. Dirigentes e militantes da CUT Brasília e de movimentos sociais realizaram nesse domingo (31/7) panfletaço em feiras e locais
de grande concentração de pessoas para dialogar sobre a retirada de direitos e conquistas sociais, capitaneada pelo governo interino e golpista de Michel Temer e pelo parlamento conservador e retrógrado. A atividade foi chamada pela Frente Brasil Popular, integrada pela CUT e centenas de entidades dos movimentos sindical e social.
Em Sobradinho II, o panfletaço foi realizado na feira local, com direito a carro de som e até transmissão ao vivo pela Rádio Alternativa FM.
“Foram atividades muito positivas. A receptividade da população vem aumentando na medida em que fica claro que o golpe é contra o povo”, disse o secretário de Política Social da CUT Brasília, Yuri Soares, que participou da ação. Para ele, “os golpistas só serão derrotados quando a maioria da sociedade perceber que seus interesses estão em jogo e começarem a se organizar para lutar e resistir, defendendo os direitos da classe trabalhadora”.
WhatsApp-Image-20160728 (4)Já a vice-presidenta da CUT Brasília, Meg Guimarães, engrossou o panfletaço realizado em Taguatinga, na Feira do Bicalho. “Fora Temer Golpista! Nenhum direito a menos”, postou em uma rede social a sindicalista.
Na Feira do Guará, além de dialogar com a população através de panfleto, os defensores da democracia também realizaram um bandeiraço pedindo o Fora Temer e exigindo a garantia dos direitos e das conquistas sociais.
“Parte da população ainda está muito confusa nesse momento, mas apesar de toda a manipulação da grande imprensa, as pessoas estão percebendo que a situação do país piorou consideravelmente depois do golpe. Considero que esse tipo de atividade é de extrema importância para conscientizar a massa sobre o que está acontecendo em nosso país e mostrar que ainda há tempo de resistir e lutar contra a ruptura democrática que já está retirando os direitos dos trabalhadores e das classes menos favorecidas desse país”, avalia o dirigente do Sindicato dos Comerciários e da Federação dos Comerciários, Luiz Saraiva, que participou da ação.
O Eixo Monumental Norte também foi espaço para manifestação em defesa da democracia e contra o golpe. Munidos de faixas criticando Gilmar Mendes, Rede Globo e outros parceiros do golpe, os manifestantes realizaram uma caminhada em defesa da democracia e dos direitos. A secretária de Mulheres Trabalhadoras da CUT Brasília, Sônia de Queiroz, integrou a atividade.
Povo na rua
Também nesse domingo (31/7), milhares de pessoas foram às ruas em todo o país contra o golpista Michel Temer. Organizado pela Frente Povo Sem Medo, os atos mostraram que grande parcela do povo brasileiro não se calará diante das atrocidades impostas pelo presidente interino contra a classe trabalhadora e a população de baixa renda.
Só em São Paulo, segundo o portal Rede Brasil Atual, mais de 40 mil pessoas se reuniram no Largo da Batata. Outras 30 cidades do Brasil e do mundo também gritaram Fora Temer e Volta Dilma. Veja aqui matéria completa.