Pandemia reforça importância do Junho Laranja

Com a pandemia da covid-19, a utilização de álcool 70% – mais concentrado – como uma das medidas para conter a disseminação do vírus impactou diretamente no número de queimaduras. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Queimadura, o aumento dos casos foi de, em média, 30% desde o início da pandemia. Por isso, neste ano, a Campanha do Junho Laranja tem como tema “Prevenção”.

“O uso do álcool para a limpeza das mãos tem que ser um ato consciente, cuidadoso e responsável. Crianças, ao utilizar o álcool, devem estar sempre sob a supervisão de um adulto. Não use álcool ou líquidos inflamáveis para cozinhar ou acender fogueiras. Não use álcool ou líquidos combustíveis de qualquer natureza para acender fogareiros improvisados. Não deixe garrafa de álcool na cozinha, nem se aproxime de chamas ou cigarros acessos após passar álcool nas mãos ou nos braços”, afirma o médico da Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) Ricardo de Lauro M. Homem.

O coordenador da Unidade de Queimados da FMRP-USP Ribeirão Preto, professor Jayme Farina Junior, alerta que a queimadura realizada por álcool 70% é uma das mais graves. “Esses tipos de queimadura estão entre as mais graves devido à chama, que geralmente causa lesões profundas e extensas. A chama após a combustão do álcool gel é praticamente invisível e a pessoa só percebe quando a queimadura já está ocorrendo”, explica. “Se ela se debater, o que é uma reação comum, o álcool gel pode espirrar para outras áreas do corpo agravando a queimadura”, completa.

Especialistas em saúde pública ainda alertam que a higienização das mãos com água e sabão também são eficientes no combate à covid-19. Com isso, a orientação é de que o álcool 70% para esta finalidade seja utilizado apenas quando não houver condições da lavagem das mãos.

Junho Laranja

A Campanha “Junho Laranja”, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção às queimaduras e alertar sobre os perigos dos acidentes deste tipo, que atingem crianças, adultos e idosos, deixando marcas físicas e emocionais, isso quando não matam.

Saiba mais em https://www.sbqueimaduras.org.br/junho-laranja