Pagamento de salário e 13º é “festejado” pelo GDF
O que é óbvio para os servidores parece ser uma conquista expressiva para o Governo do Distrito Federal.
Essa foi a impressão deixada pelo governador Rollemberg (PSB) em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (2), quando anunciou que será possível pagar o salário de novembro dos servidores na próxima sexta-feira (4).
Segundo o governo, o décimo terceiro dos aniversariantes do mês passado será depositado na mesma data, enquanto o dos que fazem aniversário em dezembro e a segunda parcela do décimo terceiro dos servidores sem vínculo serão pagos no próximo dia 18.
Para Rollemberg, os pagamentos só serão possíveis “graças ao esforço do governo e da Câmara Legislativa e ao Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis)”.
O fato de comemorar e tornar espetacular uma obviedade – via coletiva de imprensa no Salão Nobre do Buriti – esbarra em práticas dignas do pensamento maquiavélico. Maquiavel afirmava que “governar é fazer acreditar”.
Direitos básicos dos trabalhadores, como receber o pagamento em dia, não podem nunca ser encarados como benesses governamentais. Assim como o funcionalismo público faz a sua parte, o GDF deve fazer a dele.
Os servidores precisam se manter atentos e mobilizados, não se deixando levar por esse clima de “vitória” pretendido pelo governo.