“Outro lugar na Solidão” será lançado nesta 5ª-feira (2/6)

Da esquerda pra direita: Marcelo Linhares, Adriana Kortlandt e Marcelo Capucci

É nesta quinta-feira (02/06), no Sebinho (406 Norte), a partir das 17:30, o lançamento presencial de “Outro Lugar na Solidão”, romance de Marcos Linhares, Marcelo Capucci e Adriana Kortlandt. A obra é o quarto fruto desse trio de autores, que criou a Calidt Literária, um escritório de produção textual, uma ação de criação coletiva de obras para tv, cinema, streaming e impresso.

“Giacomo e Nonata vão viver uma história de amor nos tempos do Coronavírus, nos tempos do superfaturamento de equipamentos de proteção, corrupção endêmica no sistema de saúde local. O entrelaço de suas vidas acontecerá par e passo com descobertas que provocam loopings na vida de qualquer pessoa: O pai de Giaco é o prefeito e protagonista dos roubos e do uso da máquina pública para enriquecimento pessoal, a mãe de Giaco dedica sua vida a ocultar segredos de família, e para tal não há limites. Enquanto cada personagem lida com as consequências de escolhas passadas que moldam destinos como “canyons”, por onde eles descem de caiaque, o vírus se alastra e impõe medidas que colocam frente a frente duas características humanas: a solidariedade e a ganância.

Marcos Linhares explica que poder falar de amor na maturidade é algo fantástico. “Temos sempre que superar nossos medos e limitações e sempre é tempo para construirmos novos caminhos”, enfatiza o autor, que também é jornalista.

Marcelo Capucci não esconde a alegria de poder voltar a fazer lançamento de obras presencialmente. “Senti falta desse olhos nos olhos com os nossos leitores. Em tempos de ansiedade, tristeza, lançar um romance é algo que nos enche de satisfação e esperança”, afirma o escritor, que também é professor da SEEDF e baterista da banda Plebe Rude.

Adriana Kortlandt considera essa experiência de produção coletiva de textos muito significativa. E também não esconde a satisfação de poder autografar em Brasília, visto que fica dividida entre o Distrito Federal e a França, onde também possui residência. “É tudo tão surpreendente e novo que o arquivo de textos que estamos produzindo virou para mim uma caixinha de jóias”, comemora a autora que ganhou o International Latino Book Awards de 2018, com “A casa da vida” como “Melhor Livro de Não Ficção em Língua Portuguesa”.

 

A história

Marcos Linhares explica que a ideia do folhetim veio com a chegada da pandemia de COVID-19. “Resolvemos escrever um romance ambientado nessa turbulência, mas não queríamos que fosse um diário da tragédia, queríamos uma história de amor entre dois médicos com 64 anos, ainda na ativa, na linha de frente de hospitais de suas cidades, e tudo isso acontecendo ao mesmo tempo”, revela Linhares.

Marcelo Capucci recorda as primeiras discussões. “Pensamos em escrever essa saga de dois médicos idosos e viúvos que se apaixonam em meio ao colapso sanitário e hospitalar ocasionado pelo Coronavírus… A história ganhou personagens, contornos dramáticos, traição, assassinatos, enfim… Um thriller bem interessante. Depois disso, claro, juntamos tudo e agora lançaremos a obra impressa. Foi intenso o processo”, brinca Capucci, que tem que conciliar a literatura com a vice-direção do CED Casa Grande.

Adriana Kortlandt, que também é psicóloga, traz muitas memórias e experiência na construção da obra.”Minha avó me contava a história de que, durante a Gripe Espanhola, ela e seus vizinhos saíam para comprar o jornal e se reuniam para ler juntos os folhetins da época. Com a pandemia da covid-19, estamos de novo necessitados dessas pausas da literatura, de momentos como esse que nos ajudem também a refletir sobre o que estamos vivendo e a ultrapassar essas dificuldades. Espero que a história que contamos ajude a momentos como esse, sempre que necessário”, pontua a escritora.

“Outro lugar na solidão” conta uma história de amor na maturidade da vida de duas pessoas, Nonata e Giacomo. Exatamente quando pensam que sentimentos e sensações mais simples e básicos da vida não lhes afetam mais, eles irrompem. Giacomo e Nonata vivem uma história de amor nos tempos do Coronavírus, nos tempos do superfaturamento de equipamentos de proteção, corrupção endêmica no sistema de saúde local. O entrelaço de suas vidas acontecerá par e passo com descobertas que provocam loopings na vida de qualquer pessoa: O pai de Giaco é o prefeito e protagonista dos roubos e do uso da máquina pública para enriquecimento pessoal, a mãe de Giaco dedica sua vida a ocultar segredos de família, e para tal não há limites. Enquanto cada personagem lida com as consequências de escolhas passadas que moldam destinos como “canyons”, por onde eles descem de caiaque, o vírus se alastra e impõe medidas que colocam frente a frente duas características humanas: a solidariedade e a ganância.

 

Os autores

Marcos Linhares publicou obras de estilos diversos, com livros de poemas, crônicas, contos, jornalismo esportivo, jornalismo literário, jornalismo policial, jornalismo cultural e biografias. É autor de 12 livros e preside o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores) desde 2015. Está em fase de captação de recursos para o filme Fuga espetacular, baseado em um dos casos de seu livro Não existe crime perfeito, sobre investigações policiais em Brasília. Radicado em Brasília, dá palestras em unidades de internação para jovens que cumprem medidas sócioeducativas e em escolas rurais, levando a literatura como ferramenta de emancipação, de sonho, de esperança. Ganhou o International Latino Book Awards, em 2016, em Los Angeles, com o livro Faço, Separo, Transformo ( escrito em parceria com Marcelo Capucci). Em 2016, coordenou a 32ª Feira do Livro de Brasília. Atualmente, é o curador-geral da 36ª Feira do Livro de Brasília (FeLiB), vice-presidente do Sindescritores e coordenador-geral da programação cultural da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles.

Adriana Kortlandt mora na França e, além de escritora, é também psicóloga. Começou a escrever anotando sonhos. Escreveu seu primeiro livro, Almagesto – contos anímicos , com algo desta atmosfera imaginosa. Depois vieram outros livros: Fios da Memória – um guia para escrever de si – livro sobre identidade feminina, escrito em parceria com Helena Silveira; Eu sou confiável? Reflexões sobre a autocorrupção, em parceria com Fauzi Mansur. Os artigos de opinião escritos ao longo dos anos em vários jornais brasileiros estão compilados no livro O refúgio das borboletas, e apresentam reflexões sobre temas do cotidiano, sempre pelo viés da psicologia, profissão que exerce há décadas. A casa da vida conta a história de uma mulher inacreditável, literalmente: Maria da Glória Nascimento de Lima, a Glorinha, que acolheu crianças abandonadas pelos pais e pelo Estado ao longo de uma vida. A parceria com Marcos Linhares e Marcelo Capucci surgiu com a série infanto-juvenil “Mayra”, cujo primeiro volume será lançado em breve.

Marcelo Capucci é pedagogo e especialista em Educação Ambiental, suas experiências como professor de escola pública o levaram à literatura. A arte das letras é outra faceta do músico e baterista da banda punk de Brasília Plebe Rude. Publicou seu primeiro livro Faço, Separo, Transformo… em parceria com Linhares em 2015. A obra ganhou o International Latino Book Awards, em 2016, na categoria melhor livro infantil em português. Também com Linhares e Adriana Kortlandt, escreveu a série infantojuvenil “Mayra” (ilustrada por Cerino), além de “O doce delírio de minhas idéias” e o intrigante Síndrome do (Não) Lugar no Mundo.