Obrigada por tudo, bell! Até um dia! <3

O mundo acabou de perder a escritora, poeta, professora, crítica cultural e ativista bell hooks, nesta quarta-feira 15/12, aos 69 anos.

Gloria Jean Watkins nasceu no Kentucky (EUA) em 25 de setembro de 1952. Em 1978, escreveu seu primeiro livro, “And there we wept” (E lá choramos), sob o pseudônimo de bell hooks, assim mesmo, em letras minúsculas, em homenagem a sua avó. Discípula de Paulo Freire, bell produziu uma bibliografia muito importante para os movimentos negro e feminista.

É com essas palavras que a autora abre o livro “O Feminismo é para todo mundo”, lançado no Brasil em 2019:

Imagine viver em um mundo onde todos nós podemos ser quem somos, um mundo de paz e possibilidades. Uma revolução feminista sozinha não criará esse mundo; precisamos acabar com o racismo, o elitismo, o imperialismo. Mas ela tornará possível que sejamos pessoas – mulheres e homens – autorrealizados, capazes de criar uma comunidade amorosa, de viver juntas, realizando nossos sonhos de liberdade e justiça, vivendo a verdade de que somos todas e todos ‘iguais na criação’. Aproxime-se.

A autora foi única na capacidade de mesclar suas experiências pessoais com teorias importantes do feminismo, movimento negro, educação progressista etc.

Em “Ensinar a Transgredir”, bell defende a importância da educação na formação de cidadãos conscientes, no agir e refletir sobre o mundo para modificá-lo.

Bell sempre acreditou que a educação é primordial na gênese da luta antirracista, do pensamento crítico, como prática anticolonial e para evitar a continuidade da reprodução da dominação. Por isso que a autora sempre defendeu a formação de uma verdadeira comunidade de aprendizagem, com brancos e negros engajados na construção de um mundo de igualdade.

E é em “Ensinar a Transgredir” que bell explicita a importância da obra de Paulo Freira na formação de seu pensar e de sua concepção de mundo.

A diretora do Sinpro Márcia Gilda, Coordenadora da Secretaria de Raça e Sexualidade, lamentou muito a morte de bell hooks: “Ela certamente deixará um grande legado na luta feminista, onde militava evidenciando a interseccionalidade desta luta. Para ela, o debate trazia para o centro aspectos indissociáveis como gênero, raça e classe. Como Paulo Freire, seu mestre, que pontuava que ” Educar é um ato político ” assim bell hooks o fez durante toda a sua trajetória.”

Por toda a sua habilidade em demonstrar a importância da educação na formação de seres mais humanos e mais conscientes, bell, a gente agradece por sua passagem por este plano. Você fez muita diferença! <3

Muito obrigada por tudo, e até um dia!