Obra literária convida à reflexão da educação geográfica desenvolvida em ambiente escolar
O esforço coletivo de um grupo de professores(as) pesquisadores(as) de Geografia da rede pública de ensino do Distrito Federal e de outros estados possibilitou um convite à reflexão da educação geográfica desenvolvida no ambiente escolar e acadêmico, com o intuito de entender suas complexidades e enfrentar os desafios que se apresentam. Com uma combinação de teoria e prática, reflexão e ação, o livro Educação Geográfica: possibilidades e desafios contemporâneos desafia o leitor a explorar novas perspectivas do fazer docente.
Para atingir o objetivo proposto, a obra é constituída de sete temáticas: Os horizonte da educação ambiental no Brasil: reflexões e perspectivas; A utilização das TDICs nas aulas de geografia e a formação continuada de professores; O ensino de Geografia e saberes didáticos; Atores da Geografia Escolar: A BNCC, os professores e os estudantes da educação básica; Análise dos espaços geográficos culturais da UnB sob o olhar das obras de Athos bulcão e Jaime Golubov; O uso de área verde da cidade para o ensino de Geografia; e, por fim, As controvérsias e adversidades do ensino médio como etapa final da educação básica.
A obra se propõe a analisar o mundo em uma perspectiva mais ampla a partir da conexão entre pessoas, lugares, culturas e ambientes diversos. Por meio dos processos de ensino-aprendizagem, seja na educação básica ou superior, é possível promover a compressão crítico-reflexiva dos sujeitos diante das dinâmicas socioespaciais no mundo contemporâneo. Portanto, a leitura irá desafiar o docente a pensar criticamente sobre o ensino de Geografia.
“É um livro que convida os professores que estão em sala de aula à leitura, para ver como discutir essa temática em várias perspectivas. Dessa maneira, os organizadores desejam que os leitores explorem conosco as possibilidades que a educação geográfica oferece. Então, a obra se destina a todos que gostam da geografia”, sinaliza a professora Maria Solange, uma das organizadoras da obra.