O governo Rollemberg retira auxílio transporte de professores (as)

O Governo do Distrito Federal (GDF) adota mais uma maneira de sucatear a educação e prejudicar os (as) professores (as) e orientadores (as) educacionais. Nesta semana, lançou uma circular retirando o pagamento do auxílio transporte dos (as) professores (as) que residem na Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) e se deslocam a uma distância considerada para seus locais de trabalho.
Além de suspender o benefício, a Circular nº 02/2015 – editada no dia 14 de outubro pela Gerência de Gestão dos Profissionais da Educação (GPROF) – obriga esses (as) professores (as) a apresentarem o bilhete interestadual, o qual é nominal, para provar o uso do transporte coletivo. A diretoria colegiada do Sinpro-DF irá tomar providências jurídicas para reverter essa situação.
A categoria está sendo mais uma vez agredida pelo governo Rollemberg. No entendimento da diretoria colegiada do Sinpro-DF, essa suspensão é entendida como mais uma retaliação, redução de salário e retirada de direitos conquistados.
Vale lembrar que, desde o início do ano, o governo de Rodrigo Rollemberg tem trabalhado com afinco para transformar o serviço público do DF inoperante por meio de cortes radicais no orçamento e atuado, ao mesmo tempo, para macular a moral dos (as) professores (as) e demais servidores (as) públicos (as), propagandeando pela mídia que nossos salários são elevados e, com isso, descumprir leis distritais e planos de carreira desse segmento da população do DF, subtraindo todas as garantias de trabalho e de um serviço público de qualidade.
Essa é a mesma estratégia usada pelos governos neoliberais da década de 1990 para aplicar todo o dinheiro público em privatização de direitos sociais, em empresas terceirizadas e outros ralos.