O DIA DE COMBATE AO SEDENTARISMO REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE

Hoje, 10 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. A data foi escolhida pela OMS para colocar em pauta a importância de uma vida saudável e uma alimentação adequada, possibilitando o diálogo e um raio-x da nossa saúde física e mental.  Segundo a medicina oriental, três ações nos mantêm vivos: comer, respirar e se movimentar. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é  o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. 

Diante de um momento de tantas incertezas e inseguranças, o desenvolvimento de doenças é comum e maior devido ao estresse diário. Além da ansiedade em excesso e picos de  crises existenciais, o sedentarismo tornou-se uma das  principais doenças e características do século.  

O trabalho remoto passou a ser adotado por empresas de grande e médio porte. Profissionais de diferentes setores precisaram se adaptar às mudanças impostas. Os (as) professores(as), tiveram  sobrecarga de suas funções e desenvolveram inúmeros problemas de saúde, exigindo de todos(as) um maior esforço mental.

Uma recente pesquisa divulgada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ, apontou que 71,6% dos  docentes entrevistados, sentiram aumento da carga de trabalho em relação aos períodos que antecedem à pandemia. Do outro lado, mulheres que precisaram se reinventar assumindo uma ampla carga intensificada de trabalho remoto, afazeres domésticos e o cuidado com a família. Com tamanhas limitações dentro de casa e a sobrecarga de funções, a prática de exercícios em academias e parques, diminuiu, agravando a situação do sedentarismo principalmente entre crianças e jovens. Ao mesmo tempo, adultos e idosos, são expostos e desenvolvem inúmeras doenças relacionadas ao sedentarismo.   

Para a  Organização Mundial de Saúde – OMS, até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa. A prática de exercícios físicos é fundamental para prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Neurologistas e psicólogos salientam que movimentar-se reduz sintomas de depressão, ansiedade, declínio cognitivo, aprimoramento da memória e estímulo da saúde cerebral.

É importante lembrar que o sedentarismo está relacionado a doenças crônicas como infarto, hipertensão, diabetes e aumento da obesidade, um problema crescente no Brasil e no mundo. 

Para o diretor do Sinpro-DF Alberto Ribeiro, a data é um importante momento para reflexão de como estamos cuidando do nosso corpo, mente e saúde como um todo, cabe aqui o importante questionamento do filósofo Sócrates para nós: “qual a vida que vale a pena ser vivida”? Várias respostas são possíveis, porém para atingir o bem viver o cuidado com nossa saúde é um dos fundamentos e merecemos este cuidado, afirma o diretor. 

Lembre-se que a prática diária de exercícios físicos contribui para um bom funcionamento da mente e de todo o sistema do corpo humano.  Todos nós devemos ter em nossa rotina  a prática de  algum tipo de exercício, respeitando nossas limitações. Alguns exemplos são esportes e lazer, como dança e ioga; transporte – ciclismo e caminhadas. Você se exercita com qual frequência? Durante o isolamento social, tem feito atividades que contribuem para sua saúde?