O Complô – Filme livro denuncia como a política econômica ajuda elite financeira

De que forma a política econômica pode ajudar a elite financeira? Esta e outras questões similares são apresentadas no documentário O Complô – Como o rentismo sequestrou a economia brasileira. Baseado no livro do deputado federal Hermes Zaneti, O Complô – Como o Sistema Financeiro e seus Agentes Políticos Sequestraram a Economia Brasileira (Verbena Editora; 280p., 2017), o documentário dirigido por Luiz Alberto Cassol questiona como chegamos até aqui, com um sistema que explora os trabalhadores de todas as formas.

Em 1987 o deputado apresentou um projeto para que a carta magna previsse uma auditoria nas contas públicas e adoção de uma gestão transparente, para que a sociedade – que paga a conta – pudesse acompanhá-la. A proposta foi rechaçada e os motivos são explicados na obra, que deve ser lançada na segunda quinzena de maio/primeira de junho. “O Complô é a ação das instituições de poder federal, de forma coordenada, agindo contra o povo brasileiro que as mantêm, a favor de uma minoria que se beneficia do rentismo”, explica o autor, mencionando medidas que impediram a regulação de juros em 12%, a restrição do crime de usura à pessoas físicas, isentando as instituições financeiras, como exemplo das ações do complô.

Na obra, o autor defende que a política econômica do Executivo esconde uma manobra para favorecer as elites financeiras, às custas do sacrifício da população, que convive com a falta de investimentos em saúde, educação, além de carestia e baixos salários. Diante disto, para que a população entenda a quem interessa o endividamento, o curta-metragem vai abordar a relação entre os Três Poderes, o Ministério Público Federal e o sistema financeiro nacional e seus impactos na vida dos brasileiros. “A ideia do filme é trazer questionamentos de como chegamos até aqui, com um sistema que explora de todas as formas”, resume Luiz Alberto Cassol.

 

Sua ajuda é importante para este projeto

O orçamento do filme está estimado em R$ 330 mil, que serão captados por meio de financiamento coletivo. Os(as) interessados(as) podem colaborar doando qualquer valor via PIX (filmeocomplo7@gmail.com) ou pela plataforma Valeu.Art! (https://valeu.art/project/o-complo/). Os(as) doadores(as) receberão como recompensa o e-book do livro O Complô e terão o nome inserido nos créditos finais do filme, na lista de incentivadores.

 

Apoie: 

PIX – filmeocomplo7@gmail.com

Valeu Arthttps://valeu.art/project/o-complo/

Clique aqui e confira um vídeo com um breve relato do autor. 

MATÉRIA EM LIBRAS