Novembro: mês de conscientização sobre a saúde do homem

O cuidado com a vida e a conscientização sobre a saúde do homem marcam o mês de novembro pela luta contra o câncer de próstata, e o Sinpro está junto nesta. Lançado em 2003, na Austrália, o Novembro Azul traz como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

Os dados reforçam a importância da conscientização da população masculina sobre a necessidade de cuidar do corpo e da mente, além de praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e fazer o exame da próstata periodicamente. Em relação aos exames, dentre os cuidados básicos que todo homem precisa ter estão a verificação da pressão arterial; hemograma completo; dosagem da glicemia; dosagem do colesterol; testes de urina; atualização da carteira vacinal; e a verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

 

Diagnóstico do câncer de próstata

Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.

Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico. “É importante que a gente saiba que a nossa ausência traz sofrimento para quem fica, ou seja, com os familiares e com as pessoas que amamos. O câncer de próstata mata e por isso devemos nos cuidar, não somente pela nossa saúde, mas, também, por aqueles que amamos. Cuidar de si é um ato de amor”, ressalta o diretor do Sinpro João Braga. “O Novembro Azul é uma campanha importante para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. É fundamental que todos estejam atentos à sua saúde e realizem exames regularmente. Juntos, podemos combater o preconceito e salvar vidas”, finaliza o diretor do Sinpro Rodrigo Teixeira.

Dê um basta no preconceito. Valorize a vida!

MATÉRIA EM LIBRAS