Nova edição do programa vivências tecno-criativas no Gama

Vem aí mais uma edição do projeto Vivências Tecno-criativas. O projeto é voltado para alunos(as) de escolas públicas do Gama, com encontros híbridos que começam dia 26 de abril. O objetivo é capacitar jovens por meio de experiências imersivas e colaborativas com ferramentas tecnológicas de novas mídias.

O projeto conta com o apoio do Rotary Club do Gama, Rotaract Club do Gama, da Casa da Amizade e do Coletivo Vivências Tecno-Criativas. Mais informações pelo e-mail box123.gama@gmail.com, no site vivencias-tecno.gitlab.io, ou no Instagram @boxb123

Na primeira etapa, os(as) jovens serão imersos(as) em um ambiente de aprendizado dinâmico, participando de oficinas, mentorias e consultorias. Sob a orientação de profissionais experientes, desenvolverão habilidades técnicas em novas tecnologias, e cultivarão pensamento crítico em relação ao espaço público na cidade. Com encontros presenciais semanais e atividades remotas, a residência ocorrerá de forma híbrida, garantindo o máximo de engajamento e flexibilidade.

Na segunda etapa, os(as) residentes e monitores do projeto se unirão para desenvolver uma intervenção urbana que busque transformar espaços urbanos, revitalizando-os com criatividade e inovação, em colaboração com os próprios moradores locais.

Além de fomentar uma cultura colaborativa, o projeto visa fortalecer os laços comunitários no Gama. Ao envolver ativamente a comunidade em discussões sobre tecnologia e cultura, a ideia é criar uma rede de apoio sólida e inclusiva. Das vagas disponíveis, duas são reservadas para candidatos autodeclarados negros em situação de vulnerabilidade social, reforçando o compromisso com a equidade e a justiça social.

“Estamos diante de uma oportunidade única de empoderar jovens do Gama por meio da tecnologia e da inovação. O Projeto Vivências Tecno-criativas é um catalisador de mudanças sociais e culturais”, explica o professor Adriano Reis, produtor do projeto.