Nova diretoria da Escola de Formação da CUT Centro Oeste é eleita em Goiânia

A Escola Centro Oeste de Formação da CUT – Apolônio Carvalho realizou nesse fim de semana, 9 e 10 de abril, em Goiânia, encontro regional seguido de assembleia para eleger a nova coordenação da instituição e do Conselho Fiscal para o período 2016/2018.
Além de terem eleito a nova diretoria, os trabalhadores definiram novas diretrizes para a formação sindical  do Centro Oeste. Essas propostas integrarão o planejamento geral e estratégico de formação da CUT, que será aprovado em um encontro nacional, ainda sem data definida,  das escolas da Central espalhadas em todo o Brasil.
A direção da ECO-CUT é composta por representantes de toda a região Centro Oeste. Pelo Distrito Federal foi eleito como coordenador administrativo o vigilante e dirigente nacional da CUT, Roberto Miguel. Também faz parte do Conselho Fiscal da nova diretoria, a professora e secretária de Formação da CUT Brasília, Nilza Cristina.
Para o novo coordenador administrativo Roberto Miguel,  a escola é uma ferramenta importante para a classe trabalhadora. “Vinculada à secretaria geral de formação da CUT, a Eco-Cut tem sete escolas no Brasil e tem desenvolvido papel fundamental de aproximar as secretarias estaduais de formação e através de ações fortalecerem a formação sindical das bases. Desse modo conseguimos atingir todas as centrais estaduais e elas suas bases”, avalia o dirigente.
A escola Apolônio Carvalho atua na formação de lideranças sindicais e na qualificação político-sindical dos trabalhadores que se identificam com o projeto da CUT. A escola oferece cursos de formação e encontros de trabalhadores há mais de 20 anos. A escola Apolônio de Carvalho (cujo nome foi uma homenagem a um dos mais importantes líderes militares da esquerda brasileira e mundial, lembrado por sua ação na guerra civil espanhola e na Resistência francesa na 2ª Guerra) atende hoje os trabalhadores do Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
A secretária de Formação da CUT Brasília, Nilza Cristina, explica que a escola contribui para a sua própria formação sindical. “A formação da CUT empodera  a classe e procura preparar os sindicalistas para que eles atuem nas bases e para que estas também tenham voz nos seus espaços. E agora, mesmo no Conselho Fiscal, posso também colaborar com estes princípios”, ressalta a dirigente.
Ambos tomaram posse agradecendo seus antecessores que deixaram a direção da escola, especialmente aos colegas Rodrigo Rodrigues e Rosenilda Almeida, dirigentes sindicais de Brasília.