NOTA PÚBLICA DE APOIO À GREVE DOS PROFESSORES DE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS

O Sinpro-DF manifesta seu total apoio à greve dos(as) professores(as) da rede municipal de Águas Lindas de Goiás, paralisados(as) desde o dia 8 de agosto. O movimento paredista já deveria ter sido finalizado, com a Prefeitura do município se mobilizando para cumprir a legislação federal, fato que infelizmente ainda não ocorreu.

A cada dia que o movimento grevista persiste, o prefeito Lucas Carvalho compromete a prestação de uma educação pública de qualidade para a população da cidade e descumpre promessas feitas durante campanha, dentre elas a de investir e priorizar a educação. Para piorar ainda mais, a gestão municipal apresentou um projeto de reformulação do plano de carreira sem qualquer diálogo com a categoria, mostrando um verdadeiro desrespeito ao conjunto dos(as) professores(as) de Águas Lindas de Goiás.

A educação não é apenas a aplicação de métodos para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano, mas, principalmente, o alicerce para a criação de uma sociedade justa, plural e que luta pela igualdade e por oportunidade para todos e todas. Ao desrespeitar os(as) responsáveis pelo repasse do conhecimento necessário para isto, a gestão municipal compromete o futuro não apenas de seu município, mas de futuros profissionais que poderiam lutar pelo progresso de Águas Lindas/GO.

Os(as) educadores(as) necessitam de condições adequadas para o exercício de suas funções, assim como a educação merece ser prioridade. Os(as) servidores(as) lutam pelo cumprimento do reajuste previsto na Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério, aplicado na carreira. Isto é um direito garantido por lei.

A diretoria colegiada do Sinpro-DF se solidariza ao movimento dos(as) professores(as) de Águas Lindas de Goiás e espera que o prefeito Lucas Carvalho assuma o compromisso de defesa da educação do povo que o elegeu.

Brasília, 17 de agosto de 2023.

Diretoria Colegiada do Sinpro-DF

MATÉRIA EM LIBRAS