Sinpro repudia agressões a mulheres na Universidade de Brasília

A diretoria colegiada do Sinpro-DF, por intermédio da Secretaria de Assuntos e Políticas para Mulheres, informa que repudia a atitude de estudantes do curso de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) que divulgaram conteúdo machista na rede mundial de computadores, o qual prega o desrespeito às mulheres e faz até mesmo apologia ao estupro.
Não bastasse o assassinato da estudante de biologia Luise Ribeiro, 20 anos, estudantes promoveram mais uma sessão de preconceito, transformado em versos que chegam a mencionar agressões sexuais. Os tais versos foram entoados em forma de músicas pela bateria da Atlética Maquinada, grupo da Associação Atlética Acadêmica das Engenharias da UnB (AAAEUnB), que diz representar 18 cursos da universidade.
O episódio ocorreu no último dia de competição dos Jogos Intercalouros, encerrados no domingo (3/4). Além de atacar as mulheres, as canções agridem outras instituições, como a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
O Sinpro-DF repudia esse tipo de atitude e reforça a necessidade de se construir, no país, desde o ensino fundamental ao nível superior, uma educação para a liberdade e não para a libertinagem; uma educação libertadora e não opressora; uma educação que combata todo o tipo de atitude discriminatória quer seja machista, racista, homofóbica.