Nota de repúdio às calúnias e difamações contra a FETEMS-MS

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 4 milhões de trabalhadores que atuam nas escolas públicas do País, repudia as ações caluniosas e difamatórias, sobretudo as veiculadas na internet, acusando, inveridicamente, a Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul de manipular seus associados para participar da Marcha dos 100 Mil, realizada em Brasília no última dia 31 de março.
A referida Marcha foi agendada no final do mês de fevereiro, e a convocação partiu de várias entidades nacionais, entre as quais, a Frente Brasil Popular, o Povo sem Medo, a Central Única dos Trabalhadores e a CNTE, da qual a FETEMS é filiada.
A mobilização teve cinco eixos de luta: contra a Reforma da Previdência; não ao ajuste fiscal e cortes nos gastos sociais; em defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores; Fora Cunha e em defesa da democracia (contra o impeachment golpista da presidente Dilma Rousseff).
Na véspera da Marcha, o presidente da CNTE, Roberto Leão, concedeu entrevista dizendo que os educadores se somariam aos demais trabalhadores para dizer que não toleravam nenhuma perda de direito. Disse ainda o professor Leão: “A luta é também em defesa da educação, contra as OSs, a privatização e mercantilização do ensino; e a militarização da escola” (informações disponíveis em:http://cnte.org.br/index.php/comunicacao/noticias/16312-cnte-participa-da-marcha-dos-100-mil.html).
Esclarecemos que a CNTE enviou cartaz de convocação da Marcha dos 100 Mil para as escolas brasileiras com mais de duas semanas de antecedência, a fim de que os/as trabalhadores/as em educação tomassem ciência da atividade e se programassem para viajar a Brasília. E foi por meio dessa rede de informações que a FETEMS assegurou sua brilhante participação na Marcha com 650 participantes.
Estranha-nos, portanto, o fato de um grupo de quatro professoras do Município de Navaraí ter gravado vídeo para um militante de grupo Pró-Impeachment, no qual alegam terem viajado a Brasília sem saber que o ato era em defesa da democracia e contra o impedimento da presidenta Dilma. Lamentamos, mais ainda, que tal vídeo esteja sendo usado por organizações fascistas para tentar manchar a honradez do maior Sindicato do Estado de Mato Grosso do Sul, ato este que, por si só, já explica a conotação política que move esses grupos que agem no anonimato.
Diante do exposto, a CNTE reafirma seu compromisso de luta contra o ajuste fiscal, em defesa da democracia e contra o golpe do impeachment da presidenta Dilma – em razão de a presidenta não ter cometido crime de responsabilidade –, bem como manifesta sua indignação com a produção e veiculação de um vídeo de conteúdo inverídico, o qual certamente não abalará a credibilidade da maior federação sindical filiada à CNTE, a FETEMS.
Brasília, 6 de abril de 2016
Diretoria Executiva da CNTE