Nota de repúdio às ações de vandalismo na assembleia geral do sindicato Apeoc

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 4 milhões de trabalhadores que atuam nas escolas públicas no Brasil, à qual é filiado o Sindicato dos Profissionais de Estabelecimentos Oficiais do Ceará – APEOC, repudia com veemência os atos de vandalismo, coordenados por grupos encapuzados, que impediram a realização da Assembleia Geral da APEOC, dia 27/06/16, em Fortaleza – CE.
A convocação da assembleia cumpriu todos os requisitos estatutários do Sindicato APEOC, e tinha por objetivo discutir os rumos da greve na rede estadual de ensino, que já dura mais de dois meses. Inúmeras delegações se deslocaram do interior do Estado para deliberar sobre a pauta de mobilização.
Contudo, as ações de vandalismo impediram que a instância máxima do sindicato fosse realizada, comprometendo a segurança física dos/as associados/as presentes ao ginásio municipal Parangaba, bem como a liberdade de associação sindical conquistada à duras penas pela classe trabalhadora.
Atos danosos como esses corroboram o violento ataque sofrido pela democracia brasileira, neste momento, e atentam contra os interesses da categoria, razão pela qual merecem nosso repúdio e indignação.
A CNTE se mantém unida aos/às trabalhadores/as em educação da rede estadual do Ceará, representados/as legitimamente pela APEOC-Sindicato, e reitera o compromisso com a luta pela autonomia e liberdade sindical, com a democracia escolar – em todos os níveis de organização, inclusive dos trabalhadores escolares –, e com o processo de negociação da greve no Estado, a fim de assegurar as conquistas reivindicadas pela categoria.
Diretoria Executiva da CNTE