Nota de pesar – Tânia Quaresma

É com grande pesar que o Sinpro informa o falecimento da cineasta Tânia Quaresma após uma parada cardíaca. A fotógrafa e diretora de cinema realizou vários documentários, sendo o mais famoso deles Nordeste: Cordel, Repente, Canção, de 1975.

Mineira, nascida em Belo Horizonte, Tânia radicou-se em Brasília em 1983, onde criou o projeto cinematográfico administrado pela Fundação Bem Te Vi. A artista mineira faz parte da história cultural de Brasília e deixou um legado de longas-metragens e séries documentais para tevê. Tânia deixa um filho, Alexandre Quaresma, que também trabalha na produção cinematográfica.

Além de todas as produções culturais, a cineasta deixa um legado sólido, onde o diferencial era o amor pela capital federal. “Eu estava feliz: Brasília tinha me recebido de asas abertas. Achei então que já era hora de ter uma base fixa, um ponto permanente para pouso e decolagem. Percebi que meu sonho com Brasília era mais que um filme: ele me indicava um projeto de vida. Acreditei nele e vivo essa realidade, desde então”, disse Tânia em depoimento realizado ao Projeto Memória & Invenção.

O sindicato presta toda solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor.

Tânia Quaresma, Presente!