NOTA DE PESAR | PROFESSORA JOELMA MENEZES SANTOS

Com profunda tristeza e consternação, a diretoria colegiada do Sinpro-DF comunica o falecimento de nossa colega Joelma Menezes Santos, professora de Atividades no CAIC Assis Chateaubriand, da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Planaltina.

 

Com apenas 45 anos e formação em pedagogia, a professora Joelma é mais uma vítima da Covid-19. Ela faleceu no domingo (18/4) no Hospital Santa Helena. A diretoria colegiada se solidariza com a dor dos(as) familiares, amigos(as) e colegas e lamenta mais um falecimento por Covid-19.

 

Aproveita a ocasião para alertar a categoria dos perigos da Covid-19, uma doença cuja letalidade é imprevisível e totalmente descontrolada no País por falta de política nacional de combate à pandemia do novo coronavírus, a ponto de brasileiros serem impedidos de entrarem em outros países e o Brasil ser tachado, internacionalmente, de uma ameaça ao planeta por causa das variantes, cada vez mais resistentes, que estão surgindo em território nacional em razão da falta de combate e de controle.

 

É importante esclarecer que o falecimento de mais uma colega por Covid-19 era evitável e é consequência da falta de gestão pública da crise sanitária. Isso ocorre porque os políticos, atualmente no poder central, eleitos em 2018, não têm nenhum interesse em investir o dinheiro público na saúde pública e, muito menos, em programas públicos de vacinação em massa. Menos ainda em investir o dinheiro público na adoção de medidas de distanciamento e isolamento sociais para controle da pandemia.

 

Diante da completa falta do Estado nacional no controle e combate à peste, a diretoria orienta a categoria a, ela mesma, seguir, com rigidez e disciplina, as recomendações científicas e comprovadas de distanciamento e isolamento sociais, uso de máscara e lavar as mãos, os punhos, o rosto com sabão durante, no mínimo, 20 segundos. Quando não puder usar a água e o sabão, aplicar o álcool em gel 70% nas mãos e punhos.