Nota de pesar | Professor Zeca

 

O Sinpro-DF informa, com pesar, que um infarto fulminante tirou a vida, nessa sexta-feira (23/9), às 17h40, do professor Zeca. Seu nome era José Odair Meireles Nunes, mas toda a categoria o chamava, carinhosamente, de Zeca. A família informa que o velório e sepultamento serão neste domingo (25/9). O velório começa às 13h, na Capela 01, e, o sepultamento, será às 15h30, no Campo da Esperança, na Asa Sul.  

 

Zeca tinha 61 anos. Era professor de educação física e anatomia e, atualmente, lecionava no Centro de Ensino Médio Setor Oeste (CEMSO). Antes, ele foi professor no Centro de Ensino Fundamental 104 Norte (CEF 104 Norte) e formador na EAPE.

 

“Papai era um legítimo filho de Maria. Homem amoroso, prestativo, generoso e gentil. Forte em suas convicções, mas suave nas suas tratativas. Do rei ao faxineiro recebia a todos com a mesma cordialidade, o mesmo sorriso e os mesmos braços abertos. Sentirei saudades do meu pai, do seu abraço e do seu amor pela vida, pelos filhos e por todo ser humano. Pai e professor, ensinou-nos a nós todos como ser luz no mundo, luz de Deus”, disse seu filho mais velho, Pedro Cassar Nunes.

 

“Era um cara sensacional. Era coordenador. Trabalhava na biblioteca também. Meu pai era um guerreiro e sempre lutou pelos direitos dele. Em todos os lugares que ia, fazia história”, descreveu o seu filho caçula, Filipe Glukhas Nunes.

 

Engajado na luta do magistério, o professor Zeca era ativo participante de todos os eventos do Sinpro-DF. Sua presença era marcante desde simples atividades do dia a dia até em movimentos de massa e assembleias gerais. Participou dos programas de formação sindical em todos os níveis e etapas e era também comprometido com a formação acadêmica.

 

“Sentiremos muita falta do seu jeito subversivo e, ao mesmo tempo, amoroso. Ele era, antes de tudo, uma pessoa muito amorosa. Com certeza a nossa categoria e a nossa militância perde um grande companheiro. Sua partida deixa com a gente a saudade e um legado de luta, resistência e amorosidade”, lamenta Luciana Custódio, coordenadora da Secretaria de Finanças do Sinpro.

 

“Além do legado da luta e da resistência no campo da educação, da luta social, e de sua presença em nosso sindicato, por onde ele passava, distribuía sua alegria. Zeca era só alegria. Não tinha tempo ruim para ele. Sempre sorridente, feliz, alegre, leve, amigo. Ele foi da minha turma de Formação Sindical Avançada do Sinpro-DF”, lembra Letícia Montandon, coordenadora da Secretaria de Imprensa do sindicato.

 

Divorciado, Zeca deixa cinco filhos e, como disse Filipe, seu filho caçula, deixa o exemplo de pai guerreiro e uma história de vida marcada pela luta por direitos sociais, trabalhistas e uma educação pública, gratuita, laica, libertadora, inclusiva e socialmente referenciada.

 

Enlutada com o falecimento do professor Zeca, a diretoria colegiada do Sinpro se solidariza com a dor da família, dos(as) colegas e amigos(as).

 

Professor Zeca, presente!