NOTA DE PESAR – ODETTE REZENDE RONCADOR

Brasília, hoje, amanheceu mais triste e sem o brilho de uma filha querida. Faleceu, ao final da noite deste domingo, 30 de maio, a professora Odette Rezende Roncador. Nascida na cidade de Presidente Prudente, estado de São Paulo, em 6 de janeiro de 1938, tornou-se cidadã brasiliense de coração e vida, com posterior reconhecimento da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Aqui chegou para viver em 1962, trabalhou em atividades culturais e educativas, tais como o programa de alfabetização para adultos, coordenado pelo educador Paulo Freire e sob a direção de Mario Brasini.

Na década de 70, a profa. Odette reiniciou seus estudos na área de Geografia, no Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e, em seguida, realizou seu mestrado na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde realizou um estudo sobre programas de assentamento dirigido no DF. 

A profa. Odette lecionou no UNICEUB por mais de 30 anos, tendo realizado inúmeras excursões acadêmicas por várias regiões brasileiras, organizando mais de 30 eventos de formação denominados: “Semana Nacional de Geografia”. Publicou artigos acadêmicos e, a partir de suas inúmeras viagens e empenho pessoal, deu início a uma coleção de amostras que resultou, em 2003, na criação do Museu de Geociências Profa. Odette Roncador, no UNICEUB. Responsável pela criação do curso de mestrado latu sensu em Geografia, bem como do bacharelado na mesma área, a Profa. Odette foi uma liderança na sua área à frente da coordenação do Departamento de Geografia por vários anos daquela instituição de ensino superior.

De trato afetivo,  coração aberto, tratava os colegas acadêmicos ou em formação da mesma forma que o homem simples que encontrava em suas caminhadas nos famosos trabalhos de campo, tornando-se exemplo para uma infinidade de jovens que abraçaram a docência em Geografia.

Por sua liderança, paixão e absoluta dedicação ao ensino de Geografia, a Profa. Odette contribuiu para a valorização da profissão do geógrafo e para a formação de excelentes profissionais, que hoje atuam em escolas, universidades e institutos desta cidade. 

A professora Odette deixa os filhos: Sílvia, Sônia e Sérgio (os netos Gustavo, Natália, Larissa e Guilherme) e uma infinidade de ex-alunos que a veem como mestra, amiga, protetora e exemplo de vida.