NOTA DE PESAR | Morre, em Salvador, a professora Fran Demétrio

Professora Fran Demétrio durante atividade no Auditório Paulo Freire, do Sinpro-DF, em 2017

 

 

A diretoria colegiada do Sinpro-DF comunica, com grande pesar, o falecimento da professora Fran Demétrio. A professora morreu, na tarde dessa quarta-feira (28/7), em Salvador. A causa da morte não foi divulgada. Ela tratava sequelas da Covid-19.

 

Ela era docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desde 2011, lotada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), e atuava como professora adjunta no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade e como professora permanente no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Fiocruz.

 

Em nota, o Sinpro-DF manifesta seu profundo pesar e condolências aos familiares, amigos e colegas pela irreparável perda. Fran sempre participou das atividades relacionadas ao tema “gênero” promovidas pela Sinpro-DF. Sua última participação foi no seminário “Gênero, psicanálise e diversidade”, realizado no Auditório Paulo Freire no SIG, em março de 2019.

 

O jornal Correio da Bahia traçou o perfil da professora Fran Demétrio. Ela foi a primeira mulher trans professora da instituição. Com atuação de destaque no Núcleo de Gênero, Diversidade Sexual e Educação da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e no Programa de Educação pelo Trabalho – PET – Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

 

Pós-doutora em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Fran era líder, coordenadora e pesquisadora do Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, Gêneros e Sexualidades  da UFRB.

 

Fran Demétrio integrava a Associação Brasileira de Profissionais pela Saúde Integral de pessoas Trans, Travestis e Intersexo (ABRASITTI) e o Coletivo de Trans Pra Frente (Salvador-BA). Foi coordenadora do Colegiado do curso de Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFRB, período em que foi Presidenta do Núcleo Docente Estruturante (NDE), no qual participou da construção do novo Projeto Pedagógico do Curso do BIS.

 

Em entrevista à TVE, em 2019, a professora falou sobre visibilidade trans e destacou que a negação da existência impacta psiquicamente na saúde das pessoas trans e travestis.