Nota de pesar – Luiz Basílio Rossi

A educação brasileira teve uma perda irreparável nesta segunda-feira (23): aos 83 anos de idade, Luiz Basílio Rossi faleceu deixando um legado grandioso e uma vida dedicada à educação. Professor de História da rede pública de ensino do Distrito Federal, o educador foi articulador do Movimento de Base dos Professores do DF, em 1985, que deu origem à composição da Diretoria do Sinpro-DF de 1986 a 1989; foi editor dos Cadernos da Escola Pública – UnB/Sinpro-DF; coordenador do NEPub –UnB, além de professor da Faculdade de Educação da UnB e da UFRR.

Sua luta por uma educação emancipadora, plural e de qualidade para toda a população foi tamanha que em fevereiro de 1973 militares armados o prenderam e o torturaram, mas foram obrigados a liberarem o educador e dirigente sindical após a Anistia Internacional emitir sua primeira Ação Urgente pedindo que seus membros escrevessem imediatamente às autoridades brasileiras para exigir a liberação do professor Rossi, que foi solto no mesmo ano. Desde então, passou a colaborar intensamente pela luta aos diretios humanos e na formação e discussão pedagógica da categoria junto ao Sinpro pela Faculdade de Educação da UnB.

Mesmo diante de um vasto currículo, que percorria graduação em licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1965); graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (1963); mestrado em Ciências Históricas pela Universite Catholique de Louvain (1976); doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), além de experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas e Natureza, Luiz Basílio Rossi nunca se desviou das preocupações com a educação.

O velório será realizado nesta terça-feira (24), na Capela 6 do Cemitério Campo da Esperança (Asa Sul), de 10h às 12h. O sepultamento ocorrerá em seguida.

O sindicato presta toda solidariedade aos familiares e amigos(as) neste momento de grande dor.

Luiz Basílio Rossi, Presente!