Nota de pesar – Aurélio Anchises Ribeiro de Souza

O meio sindical e a educação da capital federal amanheceram de luto nesta terça-feira (16). Uma das figuras mais emblemáticas e revolucionárias na luta por uma educação pública de qualidade e referenciada para toda a sociedade do Distrito Federal, faleceu na última segunda-feira (15) o professor Aurélio Anchises Ribeiro de Souza, aos 81 anos de idade.

Ainda nas trincheiras estudantis, formou a base do Partido Comunista Brasileiro estudantil da Universidade de Brasília (UnB), no final dos anos de 1960, e fez parte do grupo de estudantes que lutavam por uma educação inclusiva para a comunidade escolar do DF.

Professor de Geografia da rede pública de ensino, Aurélio foi atuante na luta pela criação da Associação de Professores do Distrito Federal (APDF), que recebeu o registro do Ministério do Trabalho apenas em 1978, sob o nome de Associação Profissional dos Professores do DF (APPDF). Preso pelo exercício da profissão durante a Ditadura Militar, tornou-se presidente do Sinpro-DF anos depois e se aposentou onde sempre sonhou: juntos aos(às) alunos(as) da Escola Normal de Taguatinga.

O velório será na Capela 3 do Cemitério Campo da Esperança (Asa Sul), a partir das 8h30 desta quarta-feira (17).

O Sinpro presta toda solidariedade aos familiares e amigos(as) neste momento de dor e reconhece todo o legado deixado pelo educador para a educação pública do DF.

Aurélio Anchises Ribeiro de Souza, Presente!