Nota de apoio à manifestação dos trabalhadores da educação da Rede Estadual de Sergipe

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, vem a público manifestar seu incondicional apoio à manifestação das/dos trabalhadores/as da educação da Rede Estadual de Sergipe, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE), legítimo representante da categoria.
Os trabalhadores, em greve desde o dia 18/5, ocuparam o Palácio de Despachos, sede do governo do Estado, em Aracaju, exigindo reabertura das negociações com o governador do Estado, Jackson Barreto.
A categoria luta pelo reajuste do piso salarial de 13,01% e contra a decretação da ilegalidade da greve.
Na última sexta-feira, em apenas quatro dias de greve, o Desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, José dos Anjos, acatou a ação liminar do Governo e decretou a greve dos professores da rede estadual ilegal. O desembargador estabeleceu multa diária de R$ 10 mil, caso os professores mantivessem a greve.
A categoria, em assembleia ocorrida na última segunda-feira, 25, decidiu pela manutenção da greve por compreender que a ilegalidade está por parte do Governo do Estado, que não cumpre a Lei do piso salarial do magistério e submente crianças e jovens sergipanos a estudarem em escolas precárias.
Na terça-feira, 26, a assessoria jurídica do SINTESE protocolou na Justiça um agravo regimental no qual pede a modificação da decisão do desembargador José dos Anjos. O SINTESE argumenta para o desembargador que o Governo do Estado não negociou com os professores sobre as questões referentes ao reajuste do piso e sequer deu resposta sobre os demais pontos da pauta, que incluem condições dignas de trabalho e valorização.
A CNTE defende a educação pública como direito inalienável de toda a população brasileira. Os governos devem assumir suas responsabilidades. Como não ocorreram avanços nas negociações, a categoria precisou lançar mão de um protesto diferente com vistas a sensibilizar a administração estadual para sua justas reivindicações.
A CNTE endossa as exigências dos/as trabalhadores/as da educação da Rede Estadual de Sergipe, pois a educação é um bem público, um direito a que todas e todos devem ter acesso; e a valorização dos/as trabalhadores/as é fundamental para a democratização do ensino.