Nota de apoio à greve dos servidores técnico-administrativos da UnB

O Sinpro-DF presta todo apoio e solidariedade à greve dos servidores e servidoras técnico-administrativos(as) da Universidade de Brasília (UnB), que iniciaram o movimento nesta sexta-feira, 2 de junho. A categoria foi surpreendida com decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes que, por meio de mandado de segurança, cassou o pagamento de 26% do salário dos trabalhadores e das trabalhadoras.

O percentual, que representa cerca de ¼ do salário dos técnico-administrativos, é referente à URP/89 (Unidade de Referência de Preço), devidos pela diferença de inflação não repassada aos servidores à época.

A URP/89 é paga em folha aos servidores técnico-administrativos da UnB, da ativa e aposentados, há mais de 30 anos. Em 2010, a ministra do STF Carmen Lúcia concedeu liminar para garantir o pagamento da URP à categoria até o julgamento definitivo do caso pela Corte. A ministra ainda determinou a devolução de parcelas eventualmente retidas desde o ajuizamento da ação impetrada pelo Sintfub, sindicato que organiza a categoria.

O ataque aos trabalhadores técnico-administrativos da UnB é inadmissível, inclusive por prejudicar também a educação superior prestada pela UnB. Isso porque esses trabalhadores e essas trabalhadoras são essenciais para que a garantia da qualidade do processo de aprendizado.

Por isso, o Sinpro-DF se soma à pauta do Sintfub contra a decisão do ministro Gilmar Mendes e pela manutenção do pagamento da URP/89 a todos os trabalhadores e trabalhadoras técnico-administrativos(as) da UnB.

Juntos e juntas somos mais fortes!

Diretoria colegiada do Sinpro-DF

MATÉRIA EM LIBRAS