EC 47 de Ceilândia finaliza Projeto Estrela Literária com Noite de Autógrafos

A Escola Classe 47 de Ceilândia finalizou as atividades pedagógicas de fim de ano do 4º Ano A, nessa quinta-feira (15), com o evento Noite de Autógrafos e o lançamento de 14 novos escritores mirins com idades entre 10 e 11 anos. A “Noite de Autógrafo” faz parte do projeto Estrela Literária”, uma experiência pedagógica bem-sucedida com os(as) estudantes 4º Ano A do Ensino Fundamental. Eles produziram seus próprios livros com narrativas que vão da não ficção até ficção, com histórias de vida reais ou imaginárias.

O evento lotou a escola e contou com a presença de algumas pessoas importantes. A Mesa de Autoridades, por exemplo, teve a presença de diretores(as) e ex-diretores(as) do Sinpro-DF, como, por exemplo, de Rosilene Corrêa, atualmente diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A professora Selma Nunes de Andrade – autora do projeto e professora da disciplina –, também participou da Mesa de Autoridades e apresentou as demais autoridades: Samuel Fernandes, diretor do Sinpro; Carlos Ney Menezes Cavalcante, diretor da Coordenação Regional de Ceilândia (CRE); Paula Estrela Marques, diretora da escola; Adailton  Batista da Silva, vice-diretor da EC 47; Luciene Rodrigues Pais de Sousa, orientadora educacional; Vera Lucia Vital Adriano costa, avó da estudante Letícia Ricardo de Sousa, representando todas as famílias dos estudantes; Bruna Venturelli Machado, supervisora da escola; e Lirian Maeli Alves Santiago, coordenadora da Regional de Ensino da Ceilândia.

Após os discursos, a celebração religiosa e a apresentação do Hino Nacional, as crianças do 4º Ano A, protagonistas do Estrelas Literárias e autoras dos livros lançados na Noite de Autógrafo, realizaram uma apresentação da música Aquarela, de Toquinho, e receberam o Certificado de Escritores do Ano. O evento teve o requinte de uma formatura oficial, com direito a mestre de cerimônia, função exercida por Maria Francinete das Silva Neres, coordenadora da EC 47; e um momento de “Contação de História”, quando Bruna Venturelli utilizou o livro “O tesouro perdido”, do estudante Ryan Henrique de Souza do Carmo, para contar o enredo.

Ainda durante o evento, a estudante Ana Karoliny Alves da Paixão, do 4º Ano B, fez uma apresentação de balé clássico. Ela estuda balé no Instituto Meninos do Pôr do Sol, local em que foi treinada pelo professor Raimundo Nonato Ivo Neto. “Eu fiz contato com ele para disponibilizar essa estudante, que é da escola, e pedi para ele treiná-la. E ele atendeu prontamente, executando um treinamento, criando uma coreografia, ofertando as vestimentas e participando do evento representando o instituto”, informa a professora Selma.

Após as apresentações, as pessoas que adquiriram os livros se encaminharam à mesa em que estavam posicionados os(as) estudantes para receberem os autógrafos. Com mesas organizadas em formato da letra U num local mais elevado, as crianças foram colocadas em destaque e, suas respectivas famílias, posicionadas em local de destaque, também participaram da sessão de fotos. O painel gigante com a frase “Noite de Autógrafos” indicava o encerramento projeto do 4º Ano A.

No espaço para a foto, a criança era fotografada dentro de uma estrela. Também foi servido um lanche coletivo trazido pelas famílias. A escola ofertou caldos e refrigerantes. “Agradecemos muito ao Sinpro pelo apoio que nos deu. Esse apoio abriu portas inclusive para a imprensa e, sobretudo, para apoiadores. Conseguimos arrecadar R$ 700,00 entre os apoiadores que estão no convite e uma doação do açougue Kelly Carnes para a gente fazer os caldos”, informa Selma.

Ela disse que o evento foi lindo. “Quando a gente chega a esse resultado final, percebe-se que valeu a pena as noites sem dormir, idealizando e organizando o projeto. É gratificante saber que uma sementinha de pertencimento e estímulo à criatividade foi plantada. Mais gratificante ainda foi quando ouvi de muitas crianças com lágrimas nos olhos quando pegou seu livro físico pela primeira vez dizendo em explosão de alegria frases, como:  ‘Tia, eu consegui, sou capaz, fiz um livro, fui eu mesmo?’ O sentimento é de missão cumprida e de agradecimento com todos os envolvidos, principalmente a Deus. Espero que daqui saiam grandes cientistas e escritores e que esta iniciativa seja inspiração para outros ambientes e espaços”, finaliza.

 

Projeto Estrelas Literárias e Noite de Autógrafos

O tema livre e a produção espontânea resultaram em obras literárias que fazem parte de um projeto da escola inspirado em outro realizado numa das escolas de Luziânia, Goiás. Outros dois projetos desenvolvidos no decorrer do ano letivo culminam no Projeto Estrela Literária: Projeto de Leitura e o Projeto Gentileza.

“No Projeto de Leitura, a criança leva um livro com o caderno de atividades para casa toda semana, faz a leitura do livro, realiza as atividades no caderno e retorna com a pasta desse material no dia marcado pela professora. Na escola, ela tem atividades em sala de aula sobre o livro.  Já no Projeto Gentileza, a escola trabalha valores, respeito, empatia, sentimentos. Essas atividades resultam (culminam) no Projeto Estrela Literária, em que a criança produz seu próprio livro”, explica Selma Nunes de Andrade, pedagoga, idealizadora do projeto e professora do 4º Ano A do Ensino Fundamental I, Séries Iniciais, da EC 47 do P Sul, Ceilândia.

Para conhecer o projeto, vale a pena prestigiar o lançamento dos 14 livros e participar da Noite de Autógrafos, quando cada autor(a) irá autografar sua própria obra. Os livros têm seis páginas de desenhos e, seis, de texto. Em cada página de texto, há um desenho para ilustrar a história contada. Um dos desenhos é a capa.

“Não podia ser mais nem menos páginas. Mas, além do conteúdo produzido pelo(a) estudante, o livro tem ainda a biografia, a mensagem da professora, capa, contracapa”, informa a professora. Ela informa ainda que os(as) próprios(as) estudantes fizeram a checagem depois que o livro chegou da gráfica. Os livros são publicados pela plataforma Estante Mágica, totalmente gratuito. A única coisa que o(a) estudante paga é a impressão.

A Noite de Autógrafos contou também com o apoio do Sinpro-DF, Garotas Fashion, Kelly Carnes e Auto Mecânica Rafael e Yara.

 

Confira nos links alguns livros:

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/HGA3TMR

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/YJW7QRK

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/ITY5KMY

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/IRV6LSG

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/ANM9IWR

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/HGA3TMR

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/SSJ9WQJ

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/YPC9AKG

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/YJW7QRK

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/RTP4KQU

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/CVN9YUH

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/NCK9DWG

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/FEH3DSX

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/KDQ7MRZ

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/ITY5KMY

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/DIN1WYN

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/IRV6LSG

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/ANM9IWR

https://familias.estantemagica.com.br/magic_pass/UMA4AIC

 

MATÉRIA EM LIBRAS