No Dia Mundial do Meio Ambiente, Sinpro mantém a luta pela preservação ambiental

Celebrado anualmente no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente nos alerta sobre a forma como afetamos a natureza e como podemos aumentar a conscientização e preservação ambiental. Considerada uma das principais ações das Nações Unidas, a data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
O Dia Mundial do Meio Ambiente traz entre seus objetivos, a necessidade de mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; e advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Em um momento em que a natureza se apresenta especialmente inquieta, com manifestações causadas ou não pelo homem, chegamos a esta data chamando não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de todos e todas em defesa da vida.
Entendendo que cabe à sociedade civil organizada conceber e aplicar soluções, realizar campanhas, mobilizar e facilitar o engajamento de indivíduos, governos e iniciativa privada num esforço conjunto para o bem comum das gerações de agora e do futuro, a Diretoria Colegiada do Sinpro-DF tem feito a sua parte. Após a inaugurar o Espaço Educador Chico Mendes, um do centro de referência em educação socioambiental localizado na Chácara do Professor, o Sindicato tem realizado uma série de oficinas e seminários com o propósito de oferecer uma troca e difusão de conhecimento e práticas ambientalistas saudáveis para a comunidade escolar, movimentos sociais e universidades.
Segundo a diretora do Sinpro Iolanda Rocha, o espaço foi construído a partir de tecnologias de construção que resgatam práticas ambientalmente corretas, utilizadas ao longo da história de ocupação do território brasileiro pelo homem, como taipa pilada, pau a pique, superadobe. “Além disso, o Sinpro vem demonstrando o compromisso com a educação sócio ambiental, com a educação pública de qualidade e com a qualidade de vida. Desde a inauguração do Espaço realizamos o II Seminário de Educação Socioambiental, além de realizar oficinas todas as semanas com o objetivo de sensibilizar a categoria a buscar uma educação eco pedagógica e cobrar do Estado o seu dever de cumprir a Lei nº 3.833, que define a política de educação ambiental nas escolas do DF”, salienta a diretora.