No Dia Mundial do Meio Ambiente, Sinpro entra na luta pela preservação ambiental

Estabelecido pela Assembleia Geral da ONU como Dia Mundial do Meio Ambiente, o dia 5 de junho chama a atenção sobre como afetamos a natureza e como podemos aumentar a conscientização e a preservação ambiental. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Entre os objetivos da data estão mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; e advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Em um momento em que a natureza se apresenta especialmente inquieta, com manifestações causadas ou não pelo homem, chegamos ao Dia Mundial do Meio Ambiente chamando não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de todos em defesa da vida.

Entendendo que cabe à sociedade civil organizada conceber e aplicar soluções, realizar campanhas, mobilizar e facilitar o engajamento de indivíduos, governos e iniciativa privada num esforço conjunto para o bem comum das gerações de agora e do futuro, a Diretoria Colegiada do Sinpro-DF faz a sua parte. No dia 13 de junho, às 13h, o Sindicato inaugura as instalações do Centro de Referência em Educação Socioambiental, na Chácara do Professor. O Espaço Educador Chico Mendes se propõe a ser um centro de trocas e difusão de conhecimento e práticas ambientalistas saudáveis para a comunidade escolar, movimentos sociais e universidades.

O espaço é construído a partir de tecnologias de construção que resgatam práticas ambientalmente corretas, utilizadas ao longo da história de ocupação do território brasileiro pelo homem, como taipa pilada, pau a pique, superadobe.

Paralelamente, áreas degradadas vêm sendo recuperadas para a proteção das nascentes, preocupação primordial nos tempos atuais, uma vez que o Cerrado, nosso bioma é reconhecido como o berço das águas para o Brasil e outros países da América do Sul.