Nilcea Freire, presente!

É com pesar que nós da Central Unica dos Trabalhadores (CUT) recebemos a notícia do falecimento da ex-secretária Especial de Políticas para as Mulheres dos governos Lula.

Nilcea deixa um legado como militante de esquerda que combateu a ditadura militar, como médica, professora e primeira mulher reitora da UERJ onde ela implementou as cotas raciais, mas foi, principalmente, como ministra dos governos Lula que a sua atuação foi determinante para a realização da Primeira Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e no ano seguinte a entrega para o Brasil do Programa Nacional de Políticas para as Mulheres!

Foi por meio de Nilcea que as mulheres rurais tiveram visibilidade e se organizarem ainda mais com muitas políticas de atenção àquelas que põem comida em nossas mesas.

Em 2007, a Lei Maria da Penha não foi um lei qualquer, pois em todo o país foram realizadas audiências públicas, rodas de conversas através de um consórcio com a sociedade civil numa incrível parceria com o movimento feminista. Ações relevantes onde sua participação foi decisiva. E claro que tudo isso voltado para a maioria das mulheres que são classe trabalhadora.

Por isso nós, da CUT, queremos render-lhe essas palavras de despedida.

Descansa guerreira!!!!

Fonte: CUT