NÃO AO RETORNO PRESENCIAL EM 2020

O Fórum Distrital de Educação (FDE) – órgão colegiado instituído pela Lei de Gestão Democrática (Lei 4.751/2012), formado por representantes do Estado e por 20 instituições da sociedade civil e responsável pelo monitoramento do Plano Distrital de Educação (PDE) – vem a público manifestar sua preocupação com as reiteradas tentativas do Governo do Distrito Federal (GDF) em retomar as atividades escolares presenciais.

A pandemia do COVID-19 tem por epicentro atual o Brasil que superou 3 milhões de casos, 100 mil mortos e continua, há mais de 6 semanas, registrando mais de mil óbitos diários. No Distrito Federal são mais de 123 mil casos com registro superior a 1.700 óbitos. Some-se a esse cenário que, após 150 dias de pandemia, ainda temos mais de 40% dos estudantes da rede pública sem acesso à educação por falta de condições objetivas como equipamentos e/ou banda larga. Esse quadro desolador é público, mas o Governo do Distrito Federal o tem ignorado e insistido em forçar escolas públicas e privadas a retornarem às atividades presenciais.

Pelo exposto com o compromisso que nos caracteriza e no exercício das funções que cabem legal e regimentalmente ao Fórum Distrital de Educação, reafirmamos:

  • a necessidade de assegurar as condições objetivas de acesso a equipamento e tecnologia a todos e cada um dos estudantes;
  • nosso já manifesto repúdio ao retorno das atividades escolares presenciais em 2020.

 

 

Brasília, 10 de agosto de 2020.

FÓRUM DISTRITAL DE EDUCAÇÃO