Na sala de aula é que se muda uma nação

É indiscutível que nós, professores e professoras, temos papel fundamental na formação das crianças e adolescente do Brasil. Dessa forma, também somos determinantes na construção do futuro do nosso país.

Ser protagonista na transformação da sociedade, a partir do incentivo ao desenvolvimento do pensamento crítico e, consequentemente, da mudança na mentalidade dos oprimidos, fez com que, em um passado recente, estratégias cruéis fossem desenvolvidas contra a nossa categoria.

Professores e professoras foram atacados em várias frentes. Tivemos nossos salários cada vez mais desvalorizados; fomos taxados como “doutrinadores”, “aliciadores”; fomos vigiados e achincalhados. Uma investida da ultradireita, desprovida de qualquer respaldo democrático.

Resistimos! Tentaram nos amordaçar, mas gritamos nossas lutas. A vontade que temos de ver esse DF e esse Brasil brilhar é muito maior do que qualquer ataque travestido de bons costumes.

Com a retomada da democracia, urge a reconstrução de tudo aquilo que nos foi arrancado. Uma tarefa que exige unidade e força, atributos que sempre foram nossos. Mostramos isso na Greve da Educação e continuaremos nessa toada para garantir que todos os acordos assinados pelo GDF sejam cumpridos.

Seguiremos firmes, em defesa de uma educação pública de qualidade para todas e todos, com profissionais valorizados e reconhecidos.

Seguiremos sempre, pois é na sala de aula que se muda uma nação!

Parabéns a todas as professoras e a todos os professores!

MATÉRIA EM LIBRAS