Na passarela, a luta por uma sociedade anticapacitista
No fundo do palco, um banner grande com ipês cor rosa cercado por cortinas de papel metálico dourado. No centro da imagem, em letras pretas e bem desenhadas, o anúncio: XII Desfile Fashion 2023 – CEE 01 de Santa Maria. Na plateia, olhos atentos para ver desfilar aqueles e aquelas que, diariamente, enfrentam o preconceito e a discriminação contra pessoas com deficiência.
Havia chegado o grande dia, e a ansiedade tomava conta de quem estava prestes a subir ao palco. Crianças, adolescentes, adultos, idosos. Alguns vestiam roupas que dialogavam com o tema dessa 12ª edição do Desfile Fashion: “Encantos de Brasília”. Pequenos ipês, uma igrejinha e até um Congresso Nacional surgiriam sorridentes. Outros e outras modelos vestiam as melhores roupas que tinham em seus guarda-roupas.
A passagem pelo palco foi triunfal. Sobre cadeiras de rodas ou ao lado de professores(as) e monitores(as), estudantes do Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria expuseram muito mais que vestimentas elaboradas, preparadas com cuidado pela equipe da escola. Eles desfilavam a resistência a uma sociedade capacitista.
Professor Leandro Gelain Casagrande acompanha o Desfile Fashion desde a 1ª edição do evento. Gestor do CEE 01 há sete anos, ele tem orgulho ao dizer que a proposta está no Projeto Político Pedagógico da escola. “Ver que a gente consegue alcançar o estudante, tocar o estudante, é muito gratificante.”
Professor Leandro conta que o Desfile Fashion é realizado sempre dia 21 de setembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. “É uma forma de a gente se somar a essa data importante, de valorizar as pessoas com deficiência. Eles são belos!”, define sem titubear.
O CEE 01 de Santa maria tem 408 estudantes com deficiência. Segundo professor Leandro, todos e todas participam do desfile, somando-se desde o início à preparação do evento, que inclui também a comunidade escolar. “A gente traz pais, mães, responsáveis, amigos para dentro da escola. E é isso que a gente quer: a comunidade escolar participante”, diz o diretor da unidade escolar.
Neste ano, mais de 200 pessoas assistiram à apresentação. Entre eles, o diretor do Sinpro-DF Hamilton Caiana. “Definitivamente, o espaço escolar é uma ferramenta de transformação social. O CEE 01 é exemplo disso. Através desse projeto, se mostra como é equivocado e cruel considerar pessoas com deficiência incapazes, inferiores. É uma forma de resistência e, paralelamente, de formação de toda a comunidade de Santa Maria”, considera.
Assim que o Desfile Fashion deste ano foi encerrado, professores(as) e orientadores(as) da escola já começaram a pensar no tema do próximo ano, tamanho o envolvimento com a proposta e os resultados positivos que ela gera. Embora os palpites e as ideias fluam com naturalidade, a decisão será tomada conjuntamente, na Semana Pedagógica do ano letivo de 2024. Afinal, todo projeto grandioso nasce de construção coletiva.
Veja o álbum do Desfile Fashion AQUI
MATÉRIA EM LIBRAS