16 de abril: Dia Mundial e Nacional da Voz

Nesta terça-feira (16), o mundo e o Brasil comemoram o Dia Mundial e Nacional da Voz. Criada em 2003 para chamar a atenção da população sobre os cuidados e a preservação da voz, a data tem servido como um marco anual para alertar os(as) profissionais que trabalham com a voz sobre os sinais de doenças.

Todos e todas precisam estar atentos(as) e alertas às alterações da voz, que podem ser um sinal de vários tipos de doenças. O Sinpro-DF está engajado nessa campanha desde o início e alerta à categoria que o câncer de laringe é um exemplo de doença que pode ser resultado da negligência com a saúde da voz, com a falta de importância com a voz.

Profissionais que utilizam a voz diariamente, como professores(as), jornalistas, cantores(as), atores e atrizes, radialistas, etc., devem estar mais atentos(as) aos cuidados básicos com a saúde vocal. No entanto, toda a população costuma negligenciar e, muitas vezes, desconhecer a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida.

No magistério, a voz é instrumento de trabalho

“A voz é o primeiro e principal instrumento de trabalho da nossa categoria. É extremamente necessário um cuidado especial, uma atenção diferenciada à voz dos e das profissionais de educação. O Estado precisa garantir políticas e programas que contribuam para a preservação da saúde, em especial o cuidado com a voz para que os e as profissionais de educação possam manter as condições laborativas e cumprir com o nosso objetivo no processo de formação dos nossos educandos”, afirma Élbia Pires, coordenadora da Secretaria para Assuntos de Saúde do Trabalhador do Sinpro-DF.

O problema é sério e, segundo Luciane Kozicz, pesquisadora do Núcleo de Trabalho e Linguagem da Universidade de Brasília (UnB) e psicóloga do Sinpro-DF, a Secretaria de Estado de Economia, por meio da SubSaúde, apresenta, nos Programas de Prevenção, o Programa de Saúde Vocal (PSV), com o qual se busca promover e prevenir diversos distúrbios vocais entre os(as) servidores(as) do Governo do Distrito Federal (GDF), especificamente entre os(as) professores(as) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). < https://www.educacao.df.gov.br/professor-e-hora-de-cuidar-da-voz/>

Ela diz que, “dentre as atividades desenvolvidas no programa, estão as triagens de avaliação perceptivo-auditiva, o exame de videolaringoscopia e o grupo de suporte vocal, bem como oficinas e palestras sobre hábitos, cuidados e prática de aquecimento e desaquecimento vocal para professores da SEE-DF. As datas e horários serão agendados de acordo com disponibilidade da equipe da SubSaúde”, informa.

No entanto, o último agendamento foi registrado há 4 anos. “Parece que o último agendamento ocorreu em 2020. Não tenho certeza. Creio que para o programa ter eficácia seria interessante ser ofertado nos locais de trabalho, uma equipe itinerante. O professor e a professora só têm direito a 12 atestados de comparecimento por ano com profissionais de saúde. Mas, muitas vezes precisa utilizar esses atestados com psicólogos (maiores índices de afastamento são por transtornos mentais e comportamentais), fisioterapeutas, doenças que impedem sua locomoção. A prevalência de sintomas e sinais clínicos de distúrbios na voz autorrelatados é cerca de duas, três vezes mais frequentes em professores(as) se comparado com não professores(as)”, afirma Kozicz.

A psicóloga informa ainda que os cuidados básicos indicados são microfones em sala de aula, disponibilização de videoaulas de higiene de voz com exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal. O Estado negligencia o cuidado com a voz, com o corpo e com a mente dos professores quando mantém salas de aula superlotadas, falta de microfones, não bloqueia o som ou outros ruídos entre diferentes ambientes de uma escola, mantém salas de aula fora do tamanho adequado, falta de material didático específico para os diversos tipos de deficiências dos(as) estudantes, dentre outros problemas.

“A voz é importante, pois apresenta um modo de percepção do mundo. No magistério é uma janela para alma que ultrapassa limites individuais, rompe barreiras, questiona os saberes únicos. A voz no exercício do ensino nunca é individual, é sempre partilhada. Ela possibilita um canal de abertura para diferentes sonoridades. Ela singulariza o sujeito, diferente de vociferações que nos impedem de ser únicos, que oferecem mensagens e fórmulas que despoja o sujeito da sua própria vontade, um autômato”, afirma Kozicz.

Origem do Dia Mundial da Voz

O Dia Nacional da Voz foi instituído pela Lei nº 11.704, de 18 de junho de 2008. A primeira celebração em homenagem à voz, no entanto, surgiu anos antes no Brasil, em 1999. O destaque mundial, por sua vez, só chegou anos depois, a partir de 2003, quando passou a ser comemorada nos Estados Unidos da América (EUA), Europa e Ásia.

Confira os principais cuidados com a voz

Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas

Beber bastante água e praticar exercícios físicos

Não gritar em excesso nem em tom agudo

Falar pausadamente

Não fumar nem abusar de bebidas gasosas

Dormir bem

Comer maça faz muito bem para a “limpeza” das cordas vocais

Sintomas de doenças da voz

Entre os principais sinais de alerta de prováveis problemas vocais:

Alterações na voz;

Tosse frequente;

Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz;

Pigarreia ou rouquidão com frequência.

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