Mulheres realizam ato contra o feminicídio nesta sexta (16)

O assassinato de mulheres pelo simples fato de serem mulheres cresce todos os dias no Brasil. Em protesto, organizações da sociedade civil realizam o ato “Luto público contra o feminicídio”, nesta sexta-feira (16), às 16h, na Praça do Reggae, em São Sebastião.

Para a diretora do Sinpro-DF Vilamara do Carmo, “os assassinatos de mulheres pelo fato de serem mulheres são, majoritariamente, resultado de um Estado omisso, estruturado no machismo, no sexismo, no racismo”. “A pandemia tornou ainda mais cruel a realidade das mulheres, que, muitas vezes, se encontram aprisionadas em seus lares com seus próprios algozes. Isso porque o Estado, submetido a um governo declaradamente contrário ao direito das mulheres, nega políticas públicas e reforça as ações machistas, misóginas e racistas em discursos proferidos pelo próprio presidente da República. Só em 2020, foram 1.388 mulheres assassinas no Brasil. E o enfrentamento a esse cenário caótico é dever de todas e de todos nós”, avalia.

O ato “Luto público contra o feminicídio” integra a campanha nacional “Nem Pense em Me Matar – Quem Mata uma Mulher Mata a Humanidade!”, realizada pelo Levante Feminista Contra o Feminicídio para denunciar a omissão do Estado e exigir medidas efetivas de proteção à vida das mulheres.

Acesse o manifesto PELA VIDA DAS MULHERES – ESTAMOS DE LUTO E NA LUTA aqui