Movimentos sociais e sindicais condenam violência da PM e cobram governador

Reunidos um dia depois para avaliar o grande ato contra a PEC 55 (ex PEC 241 na Câmara), que ocorreu na terça (29), representantes de entidades sindicais, movimentos sociais e estudantis condenaram a arbitrária e violenta ação da Polícia Militar contra milhares de manifestantes. O grupo pedirá explicação ao governador caloteiro do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, sobre a violência utilizada com uso de gás, bombas, cassetetes, cavalaria, chutes, socos e prisões. A reunião das entidades e movimentos aconteceu na sede do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro/DF).
O debate se fez necessário devido à imensa proporção que o ato alcançou. O que era para ser uma manifestação pacífica contra o projeto que acaba com a perspectiva de um futuro melhor para milhares de jovens e para a população em geral, por causa do congelamento de investimentos públicos na educação, saúde e programas sociais, tornou-se um caos por conta da violência policial e ação de provocadores fascistas infiltrados.
O secretário-geral da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues, ressalta que a tamanha hostilidade por parte da polícia, que agrediu os manifestantes, foi desnecessária. “Cobraremos explicações do governador Rollemberg sobre toda truculência da Polícia, que feriu fisicamente manifestantes e violentou direito democrático e constitucional de manifestação de trabalhadores e estudantes”, disse.
Leia também: Moção de repúdio à ação da Polícia Militar do DF na Marcha Nacional contra a PEC 55 e a MP 746