Movimentos se reúnem nesta terça (14) em defesa da Petrobras e do Pré-Sal

Trabalhadores e trabalhadoras participam de Ato em Defesa da Petrobras e do Pré-Sal que acontecerá nesta terça-feira (14), às 14h, no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados. O ato convocado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras reunirá os movimentos sindical e social, parlamentares e sociedade civil para discutirem estratégias que fortaleçam a luta em defesa da Petrobras e que barrem o projeto de lei de autoria do tucano José Serra que quer entregar o pré-sal à iniciativa privada e ao capital internacional.
O projeto (apresentado no Senado como substitutivo pelo senador peemedebista Romero Jucá) recebeu o nome de PL 4567/2016 na Câmara e aguarda instalação de Comissão Especial da Casa para análise e deliberação. O PL revoga a participação obrigatória da Petrobras na exploração do petróleo da camada do pré-sal, favorecendo as multinacionais e prejudicando os interesses nacionais e o desenvolvimento da educação e da saúde públicas, áreas que deveriam ser beneficiadas por cotas da venda de petróleo.
Para a secretária de Relações do Trabalho da CUT, Graça Costa, a preocupação dos trabalhadores com a aprovação do projeto na Câmara é ainda maior. “Maioria dos deputados são conservadores, privatistas e já provaram que eles não têm compromisso com um projeto político que valorize os serviços públicos que promovam o crescimento social, dê mais oportunidades para o povo através de políticas públicas. Hoje, 75% dos royalties do petróleo devem ser destinados para a Educação e 25% para a Saúde e agora corremos risco de perder algo tão valioso para o povo brasileiro e conquistado com tanta luta. Por isso devemos fortalecer nossa luta em defesa da Petrobras e do pré-sal”, ressalta a dirigente.
Fonte: CUT Brasília