Sinpro participa da 1ª Mostra Articulada sobre Inclusão e Diversidades de Ceilândia

Na sexta-feira, 8 de novembro, aconteceu a 1º Mostra Articulada sobre Inclusão e Diversidades de Ceilândia. O evento apresentou o trabalho exitoso das escolas da regional no atendimento e acolhimento de estudantes com deficiência ou transtorno, e os belos resultados que esse trabalho tem alcançado.

A proposta era reunir as equipes de atendimento educacional especializado para mostrar o trabalho que têm desenvolvido: professores e professoras das salas de recursos e das classes especiais, orientadores e orientadoras educacionais, serviço de apoio especializado à aprendizagem. Assim, o evento proporcionou troca de experiências e de conhecimento tanto sobre a atuação institucional quanto no cotidiano das escolas.

Segundo Fabrícia Estêvão, chefe da Unidade Regional de Educação Básica de Ceilândia (Unieb) e responsável pela mostra, a perspectiva era a de fortalecer o trabalho que as equipes desenvolvem: “O trabalho todo é em favor do estudante. A equipe é um canal de promoção de aprendizagem, de valorização da diversidade na escola, de respeito, acolhimento, para proporcionar a aprendizagem de todos, todos mesmo”, destacou ela.

A diretora do Sinpro Mônica Caldeira acompanhou a atividade representando o sindicato, e esteve na mesa de abertura do evento. “A educação inclusiva no DF é resistente e exitosa. O trabalho dos profissionais da educação desafia até a completa falta de investimento do GDF e cumpre com primor sua tarefa de garantir o direito desses estudantes à aprendizagem, às vivências, com respeito à diferença”, pontuou Mônica.

A mostra deu lugar a exposições, apresentações de artes cênicas e de música. “Foi muito produtivo verificar o quanto as nossas escolas têm contribuído para a autonomia dessas crianças e adolescentes”, ressaltou Mônica.

 

MATÉRIAS EM LIBRAS