Mostra do CEMAB aborda Africanidades e Povos Originários

O Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) promove nos dias 11 e 13 (vespertino) e 19 e 21 (matutino) o projeto Africanidades e Povos Originários, que este ano traz como tema: Raízes e ressonâncias – Celebrando culturas e histórias conectadas. O projeto tem como objetivo promover o conhecimento e a valorização das culturas africanas e dos povos originários do Brasil, destacando suas influências na formação da sociedade brasileira, combatendo preconceitos e promovendo o respeito à diversidade étnico-cultural.

Durante os dias de projeto serão debatidos vários pontos, como Mulheres Negras e Indígenas na história do Brasil: lideranças; A preservação das línguas indígenas e africanas no Brasil: desafios e importância; Racismo estrutural e discriminação contra negros e indígenas no Brasil contemporâneo; Políticas de cotas para negros e indígenas nas universidades: avanços e desafios; Questões da mestiçagem: identidade, apagamento e preconceito; Beleza e estética afro-brasileira: a indústria da moda e da beleza marginaliza padrões de beleza afro-brasileiros?, dentre vários outros temas.

Antônio Ahmad, professor de História do CEMAB, explica que o projeto envolve todos os conteúdos, todas as turmas participam e traz a importância de se debater a consciência negra e suas principais características. “Isso traz à tona o debate de uma educação antirracista, que não seja sexista, uma educação que privilegie a inclusão de todos, com a ampla participação de toda a comunidade. É importante mostrar a riqueza negra e lutar pela igualdade de todos, independente de raça, questão social e cunho religioso, e a escola tem papel fundamental neste debate”, ressalta o professor.