Morre D Claudio Hummes aos 87 anos

O Sinpro lamenta a morte do arcebispo emérito da arquidiocese de São Paulo, cardeal D Claudio Hummes. Ele morreu nesta 2ª feira (4/7) aos 87 anos, vítima de complicações de câncer no pulmão.

O site da CUT informou que a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC divulgou nota lamentando a morte de Dom Cláudio Hummes, ressaltando sua dedicação também aos trabalhadores e povos indígenas. “Seu longo ministério foi dedicado, em particular, ao acompanhamento dos trabalhadores, povos indígenas e dos mais pobres”, diz trecho da nota, que segue contando um pouco da história do Cardeal.

Aury Afonso Hummes decidiu entregar sua vida ao sacerdócio aos 17 anos, quando ingressou, em 1952, na Ordem dos Frades Menores – franciscanos. Nomeado Bispo pelo então papa Paulo VI, em março de 1975, Dom Cláudio assumiu a Diocese de Santo André (SP) em dezembro daquele ano, e lá ficou por 21 anos, até 1996.

Ainda segundo o site da CUT, Dom Cláudio acompanhou de perto a luta do movimento operário no Brasil, incluindo as greves dos Metalúrgicos do ABC no fim da década de 1970. O Bispo, muitas vezes, abriu as portas da Catedral de Santo André para as assembleias, presidiu missa com a participação da categoria e posicionou-se corajosamente contra as demissões dos trabalhadores.

Dedicou sua vida inteira à luta do povo brasileiro. Deixa um legado inestimável de misericórdia, resistência e luta contra as injustiças sociais.

Dom Claudio, presente!