Moção de Repúdio ao Governo do Distrito Federal
O Coletivo de Pessoas com Deficiência do Sinpro, reunido em 06 de maio, vem a público expressar seu mais veemente repúdio ao Governo do Distrito Federal, juntamente com a Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF, que é uma Secretaria do Governo, pelo seu descaso em não tomar as providências necessárias para a realização da Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Após 7 anos de adiamento, período coincidente com o golpe político-jurídico-midiático que derrubou a presidenta Dilma, finalmente foi convocada a V Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, um pleito longamente ansiado por toda a população PcD do Brasil, incluindo do Distrito Federal.
Entretanto, na contramão da maioria dos estados e munícipios brasileiros, até o momento o GDF não envidou nenhum esforço para realização da Etapa Distrital. Ao contrário, este governo atua sistematicamente por meio de seus representantes no Conselho Distrital dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão local responsável pela organização, para inviabilizar a realização do evento.
O Sinpro acompanha a educação da capital federal e lembra que as escolas são inclusivas, com vários(as) alunos(as) e trabalhadores(as) com deficiência, e a não realização da Conferência Distrital traz prejuízos diversos para estas pessoas, incluindo questões como a mobilidade, saúde, transporte, segurança, empregabilidade, reserva de vaga em concursos públicos, dentre outros.
Portanto denunciamos com veemência o descaso deste governo com uma parcela tão vulnerável da população. A inação do GDF revela o seu descompromisso com a pauta, e na prática se converte em mais um ataque aos nossos direitos. Talvez o medo ou vergonha de prestar contas da sua gestão trágica das políticas voltadas para a população PcD, sejam a explicação para tamanha agressão. É necessário que o GDF respeite os direitos das pessoas com deficiência, além de criar políticas públicas que atinjam suas necessidades mais prementes.
Conclamamos assim todas as trabalhadoras e trabalhadores, Pessoas com Deficiência, a se unirem na cobrança ao Governo Ibaneis para que este apresente, o quanto antes, um calendário factível para realização da nossa Conferência Distrital. Não aceitaremos que o Distrito Federal, que sediará a Conferência Nacional no mês de julho, não tenha participado e feito a Conferência Distrital, e seja a única unidade da federação ausente nesse importante debate na busca de direitos e construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática para todas as pessoas.
Brasília, 06 de maio de 2024
Coletivo de Pessoas com Deficiência – SINPRO-DF
MATÉRIA EM LIBRAS