Mobilização pode garantir tablet e internet para alunos e professores da rede pública

Em mais uma demonstração de total desrespeito e falta de comprometimento com a questão social e com a educação, o presidente Jair Bolsonaro vetou o Projeto de Lei 3.477/2020, que garante tablet e internet para alunos(as) e professores(as) do ensino público. Mesmo com o governo federal virando as costas para um ponto tão importante e necessário, o Congresso Nacional poderá derrubar esse veto durante a tarde dessa segunda-feira (19).

O Sinpro pede para que cada professor(a) e orientador(a) educacional envie mensagens aos(às) parlamentares(as) pedindo a derrubada do veto ao PL 3.477/20, garantindo assim o direito à educação na pandemia.

Aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, a proposta atenderia cerca de 18 milhões de estudantes e 1,6 milhão de professores(as), mas foi integralmente vetada por Bolsonaro. É importante salientar que no Brasil existe uma profunda desigualdade no acesso às ferramentas de tecnologia na educação, discrepância mostrada em dados do Censo da Educação Básica. Os dados apontam que 38% das escolas do ensino fundamental não têm internet. No Ensino Médio, mais de 90% das escolas têm acesso à internet, no entanto, 35% não têm ferramentas de ensino e aprendizagem.

Pelo projeto, estados, municípios e o Distrito Federal poderiam definir como será ofertada a conectividade para os(as) estudantes(as), podendo ser um pacote de internet para celular ou um modem. Podem ser beneficiados os estudantes com famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e os matriculados em escolas indígenas e quilombolas, com prioridade para aqueles que estão no ensino médio.

📲 Entre em contato com parlamentares do seu estado por e-mail e redes sociais e peça para derrubarem esse veto!
.
➡Contatos dos senadores:
http://bit.ly/senadores_contatos

➡Contatos dos deputados:
http://bit.ly/deputados_contatos

➡Assine a petição:
http://bit.ly/peticao_internet_tablet_escolas