Mais de 600 estudantes do CEMEIT, CEF 14 e CEF 04 participam de caminhada do Maio Laranja

A ação Faça Bonito da campanha nacional Maio Laranja, que combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, mobilizou mais de 600 estudantes da rede pública em Taguatinga Norte. As escolas CEMEIT, CEF 14 e CEF 04  se uniram na primeira caminhada promovida pela Rede TAV – Rede de Proteção Local de Taguatinga, Águas Claras, Arniqueiras e Vicente Pires –, realizada na manhã de segunda-feira (19/5).

Com o tema “Faça Bonito – Proteja as crianças e adolescentes”, a atividade, organizada pelo Conselho Tutelar em parceria com as escolas e outras instituições, começou às 8h, com concentração em frente ao CEF 14. A caminhada seguiu pela Avenida Comercial até o CEMEIT, e contou também com a participação de estudantes da rede privada de ensino e representantes do Sistema de Garantia de Direitos, como CRAS, CREAS, PAV Azaleia, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, OAB, Centro Pop e Ministério Público.

No CEF 14, a mobilização para a caminhada começou na sexta-feira (16), com visita de conselheiros tutelares. Em parceria com a equipe pedagógica, foi realizado momento educativo com turmas dos turnos matutino e vespertino. Essa foi a primeira vez que a escola participou de uma caminhada com a temática da campanha.

“Em abril, a Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga enviou um ofício convidando as escolas a participarem da caminhada, e o CEF 14 abraçou a ideia. Mobilizamos todas as turmas para confeccionar cartazes e debater o tema. O engajamento dos estudantes foi inspirador — muitos subiram no trio elétrico e falaram com propriedade sobre o assunto”, destaca Alessandra Ramalho de Araújo Batista, orientadora educacional e uma das organizadoras da ação na escola.

Campanha Maio Laranja

A caminhada integra as ações do Maio Laranja, realizadas, anualmente, para celebrar o 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha visa a mobilizar a sociedade contra esse tipo de violência, frequentemente silenciada.

Um dos pontos centrais da iniciativa é alertar a sociedade para o fato de que, em grande parte dos casos, os abusos ocorrem dentro do próprio ambiente familiar, o que dificulta denúncias e o acolhimento das vítimas. “Por isso, é essencial que todos saibam reconhecer os sinais e assumam o compromisso com a proteção da infância e da adolescência”, enfatiza a orientadora educacional Alessandra Ramalho de Araújo Batista.

A conscientização e o acesso à informação são as formas mais eficazes de prevenir esse tipo de crime. Crianças e adolescentes bem informados sobre seus direitos têm mais condições de identificar e denunciar situações abusivas. A escolha do 18 de maio como marco da campanha remete ao caso de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, menina de 8 anos estuprada e assassinada em 1973. O crime permanece impune e a data se tornou símbolo nacional da luta contra a violência sexual infantil. Mais do que uma data isolada no calendário gregoriano, o Maio Laranja representa um compromisso contínuo com a proteção da infância.

É o momento em que o Conselho Tutelar reforça seu papel como órgão essencial na garantia de direitos, atuando sempre que há ameaça ou violação, aplicando medidas protetivas, requisitando serviços públicos e comunicando crimes ao Ministério Público.

25 anos de mobilização

As ações relacionadas ao 18 de Maio completam 25 anos em 2025. A data foi oficializada pela Lei Federal nº 9.970/00, que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A campanha Maio Laranja, por sua vez, foi estabelecida pela Lei nº 14.432/2022 para promover, durante o mês de maio, ações de enfrentamento a esse tipo de violência em todo o país. O objetivo é fortalecer e ampliar as iniciativas realizadas no 18 de maio e as redes de proteção.

A mobilização “Faça Bonito” é uma das principais ações dentro do Maio Laranja, convocada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em parceria com a Rede Ecpat Brasil e outras entidades. Em sinal de adesão à campanha, diversos órgãos públicos iluminam prédios com a cor laranja.