Minuta que elimina jornada ampliada no PROEIT foi suspensa

Após reunião entre diretores do Sinpro-DF, o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional (Suplav), Fábio Pereira de Sousa, tornou sem efeito uma minuta que estava em elaboração e iria decretar o fim da jornada ampliada para os (as) professores (as) e orientadores (as) educacionais que atuam nas unidades do Programa de Educação Integral (Proeit). A reunião foi realizada nesta sexta-feira (9), na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
“Ele prometeu, durante a reunião, que tornaria tal minuta sem efeito e se comprometeu a não apresentar nenhum outro projeto que venha a eliminar a jornada ampliada na rede pública de ensino do DF, de forma que o critério permanece sendo o de cinco horas de regência e de três horas de coordenação”, informaram as diretoras do Sinpro-DF que participaram, Berenice D’Arc e Luciana Custódio .
Todavia, com relação ao transporte escolar, o qual viabiliza a complementação escolar externa, ficou definido que o estudante terá garantidas as cinco horas de regência. As escolas deverão informar aos pais que o atendimento será reduzido em virtude do problema da licitação dos ônibus.
A reunião desta sexta-feira é resultado de uma outra, realizada no dia 6 de outubro e convocada pela diretoria colegiada do Sinpro-DF, na qual professores (as) do Proeit demonstraram preocupação com as possíveis mudanças na jornada ampliada anunciadas para 2016 pela Secretaria de Educação e no transporte escolar.
A partir dessa reunião, a diretoria colegiada buscou entender o que estava acontecendo e se reunir com o subsecretário para impedir modificações que trazem prejuízos para a educação pública e gratuita do Distrito Federal.
Curiosamente, esse documento que foi tornado sem efeito, estava em discussão entre membros da SEEDF, trazia mudanças na concepção da jornada ampliada das unidades de ensino que ofertam educação integral.