Meu primeiro livro – Conhecimentos que viram histórias

Os conhecimentos acumulados por estudantes da Escola Classe Vila Buritis (Recanto das Emas) ao longo de sua trajetória de vida têm se traduzido em obra literária. Por meio do projeto Meu primeiro livro, alunos(as) de todos os quintos anos utilizam o conteúdo sobre a língua portuguesa para contar suas próprias histórias. Sem um tema específico, cada estudante cria seu texto de maneira livre e autoral.

O projeto surgiu em 2014 com alunos(as) do segundo ano e em 2018 virou um projeto exclusivo do 5º ano. Segundo o coordenador da EC Vila Buritis, Robson José Ribeiro, cada estudante cria sua própria história de maneira livre, sendo o papel do docente limitado a orientar estrutura, coerência e coesão do texto. “Todo processo se inicia em fevereiro e se conclui em novembro, com orientações constantes e semanais, sempre partindo das habilidades e capacidades de cada estudante. Assim, é natural que alguns livros cheguem ao final com alguns equívocos ortográficos, alguns com uma história mais curta, outros com uma história mais complexa, pois a ideia é que o próprio estudante corrija seus próprios erros e assim vá evoluindo no processo de escrita, e temos consciência que esse processo não finda no 5º ano, é longo, e se estende até o doutorado e pós-doutorado”, sinaliza.

O projeto não se restringe a desenvolver a escrita, mas, também, outras habilidades, como leitura, pesquisa e oralidade. “Ao invés de ensinar repetindo e repassando conteúdos de forma bancária, a ideia é que os alunos se utilizem dos conhecimentos estudados no ano e assim produzam seu primeiro livro”, finaliza Robson José.