Mercado de trabalho e futuro em perspectiva nos projetos do CED Estância III
No CED Estância III, em Planaltina, há projetos especialmente voltados para as turmas da Educação de Jovens e Adultos, com culminância na Semana da EJA, que no ano de 2024 foi realizada de 16 a 20 de setembro.
A escola conta com 275 alunos e alunas matriculados em 11 turmas do segundo e terceiro segmentos da modalidade, e na escola aprendem os caminhos do mercado de trabalho, além de pensar suas vidas em perspectivas de médio e longo prazos. São os projetos Cápsula do Tempo e Sou Profissional.
“Escreva uma carta para o seu eu do futuro”
O projeto Cápsula do Tempo ensina os e as estudantes a pensarem suas vidas em perspectiva de médio / longo prazo, a fazer planos para si e seu entorno e, ao fim e ao cabo, ao se perceberem como cidadãos em ação, membros de uma sociedade.
A Cápsula do Tempo motiva os alunos a refletirem a partir dos conceitos de passado, presente e futuro, entrelaçados com suas experiências de vida, pessoais e intransferíveis. A essa combinação, se somam as ambições, os sonhos e os objetivos de cada um, tudo materializado na carta ao eu do futuro.
“Aplico esse projeto desde 2010 na educação infantil, ensino Fundamental 2 e, em 2024, na EJA”, conta a professora de Geografia e pedagoga Maria Matias, que fez a Cápsula do Tempo nos dois semestres de 2024.
Esse projeto é transdisciplinar, trabalha a formação de cidadãos engajados e conscientes de seu papel social, e a construção dessas expectativas. Ele dura todo o semestre, e em sua conclusão os alunos devem escrever uma carta para o seu eu do futuro. Na primeira aula, a professora apresenta às turmas um modelo de carta que eles devem escrever para si mesmos. Ao longo do semestre, são feitas várias rodas de conversa:
“Nesses momentos, eu busco a reflexão deles: quem eles são, o que eles fazem na sociedade, quais as conquistas que já tiveram, as projeções e uma análise do espaço-tempo em que vivem: quais os recursos tecnológicos que eles têm, como está o meio ambiente etc. Com isso, eles refletem sobre o próprio poder sobre suas vidas e sobre a sociedade, e se encorajam a sonhar, criar expectativas”, explica Maria.
Chega a hora de compor, então, a redação, que é inserida numa cápsula de PVC identificada, para ser aberta depois de alguns anos. Com a turma do segundo semestre, o enterro da cápsula aconteceu durante a Semana da EJA.
No caso das turmas da EJA, Maria optou por encapsular as cartas por cinco anos. Elas foram enterradas no jardim da escola, e serão desenterradas em 2029: “Nessa modalidade, podemos pegar um jovem que conclui a EJA, no ano seguinte faz o Encceja [exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos] e ingressa numa faculdade. Então, a mudança de vida num período de 5 anos é muito grande. A dinâmica entre passado, presente e futuro é bem tangível, eles percebem isso bem rápido”, conta Maria.
A professora conta a aceitação desse trabalho em todas as turmas que já fizeram as cápsulas do tempo é muito positiva – e bem diferente em cada turma.
Sou profissional
Esse projeto tem o objetivo claro de preparar as pessoas que estão cursando a EJA para o mercado de trabalho, nos mais variados aspectos, desde a elaboração de um currículo até o cálculo de perdas e ganhos e juros.
O projeto, trabalhado de forma interdisciplinar durante a Semana da EJA, se deu de forma atrativa e dinâmica, com produção, aula expositiva, roda de conversa e outros.
A professora Cynthia Badu, responsável pelo projeto, conta que a ideia é oferecer aos alunos a oportunidade de obter conhecimento e botar em prática coisas q podem favorecer a compreensão acerca do mercado de trabalho.
“Foi tudo pensado de forma a fomentar o desejo das pessoas de crescerem profissionalmente, incentivando a produção e a criatividade. No projeto, divulgamos o trabalho dos alunos, incentivamos a pesquisa e, como consequência, valorizamos o espaço e a comunidade do CED Estância”, conta Cynthia.
Foram realizadas, durante a Semana da EJA, uma série de oficinas. Cada professor ficou a cargo de uma delas, de acordo com suas habilidades / afinidades:
– Dinheiro na mão – foram trabalhados os conceitos de valor, lucro, prejuízo e percentuais e perdas e ganhos. Quem participou aprendeu a identificar uma moeda falsa, e conheceu a história das moedas brasileiras.
– Roda de conversa – Uma grande troca de experiências de vida entre os alunos. Eles conversaram sobre si, suas vidas, pessoas que deram certo na vida e empreendimentos simples e bem-sucedidos.
– Elaboração de currículo – quem participou dessa oficina conheceu um modelo de currículo a ser elaborado e recebeu dicas de como se comportar durante uma entrevista de um processo seletivo
– Painel de informação – Nessa oficina, os alunos descobriram como fazer criação, arte, logotipos e marcas, e aprenderam e elaborar cartões de visitas e filipetas para divulgação de seus trabalhos.
– Mão na massa – Nessa oficina de produção, os alunos fizeram desde sabão até fuxico e tapete.
No CED Estância III, a Semana da EJA foi incluída na Semana Distrital da Orientação Profissional, que faz parte do calendário letivo da Secretaria.
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